5 exercícios para gerir o stress

Dias agitados, responsabilidades profissionais e familiares, tarefas intermináveis e filas de trânsito capazes de tirar a paciência a qualquer pessoa são presenças constantes no nosso quotidiano. Revelamos-lhe 5 exercícios que o vão ajudar a relaxar e afastar o mau stress da sua vida.

Há momentos na vida em que sentimos que não há nada que possamos fazer para diminuir os níveis de stress. Mas estamos enganados. Todos nós temos recursos ao nosso dispor – mais do que provavelmente imaginamos – para gerir aquele que é apontado como um dos grandes males da modernidade, o stress.

Se reparou, falámos em gerir o stress  e não em combatê-lo. Porquê? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o stress é fundamental para a nossa existência e pode ser benéfico desde que funcione como um incentivo, ajudando-nos a agir e a superar os desafios que nos são colocados no dia-a-dia. Por isso, não se esqueça. O ideal não é acabar com o stress mas geri-lo, de modo a que não se torne excessivo e prejudicial.

exercícios para gerir o stress

A forma como dizemos “não” ao stress varia de pessoa para pessoa. Não existem fórmulas mágicas mas está comprovado que a prática de atividade física e alguns exercícios de relaxamento ajudam-nos a libertar tensão do quotidiano, “pois durante a sua prática, o organismo produz uma substância natural, a endorfina, que ajuda a aliviar o stress, a ansiedade e o mal-estar”, explica Cláudio Moreira, personal trainer.

Para além de todos os efeitos benéficos na nossa saúde, o exercício físico proporciona ainda sensações de prazer, melhora a autoestima e, ao produzir um efeito relaxante e favorecer uma descontração mental, permite-nos afastar temporariamente dos problemas e preocupações.

O ioga, o Pilates e o tai chi chuan, por exemplo, são modalidades que trabalham a concentração, a respiração e a meditação, atuando de forma positiva na redução do stress. No entanto, “para pessoas excessivamente ansiosas podem revelar-se prejudiciais, pois os praticantes têm de passar por um período de transição até se adaptarem totalmente ao ritmo lento e descontraído dessas atividades”, adverte o personal trainer.

Por sua vez, as atividades aeróbias, como caminhadas rápidas, jogging ou andar de bicicleta também são aliados na gestão do stress. Cláudio Moreira explica que “todos os exercícios que requerem maior movimentação ou mobilização corporal e gasto energético são boas opções, desde que o praticante se sinta bem. Nesses casos, a sensação de relaxamento ocorrerá após o exercício porque são exercícios de maior recrutamento aeróbio”.

O importante é, segundo o personal trainer, encontrar uma atividade desportiva que se revele particularmente atraente para si e lhe dê prazer. A pensar no seu bem-estar, apresentamos-lhe cinco exercícios para reduzir o stress sugeridos por quatro especialistas.

Atualizado a:

você pode gostar também