Álcool, drogas, e cigarro são três vilões da sua saúde

As pessoas em geral mas sobretudo os adolescentes devem conhecer tudo quanto for possível a respeito
destes três “vilões”.

O Álcool

Cerca de 90% da população adulta consomem álcool com freqüência. Embora seja ilegal menores de 18 anos beberem em público, muita gente experimenta bebidas alcoólicas no começo da adolescência. Se possível, esteja na companhia de seus pais quando for beber a primeira vez.

Um pouco e vinho misturado com água, quando seus pais acharem que é o momento correto, é uma boa forma de descobrir qual o gosto de bebidas alcoólicas. O efeito do álcool pode ser sentido muito rapidamente, dependendo de fatores como:
de quando tempo faz que você comeu algo;
de quanto você bebeu;
da freqüência que bebe;
da rapidez com que o drinque foi bebido;
do peso do seu corpo.

Sendo uma adolescente, seu corpo não está acostumado com álcool, de modo que os efeitos podem ser assustadores. Beber de forma moderada pode deixá-la relaxada e feliz. Em excesso, pode deixá-la sem coordenação, com a fala atrapalhada, sem equilíbrio, com vontade de vomitar, e até levá-la à morte! É possível, também que você diga e faça coisas que normalmente não faria.

Essas coisas podem voltar mais tarde para assombrá-la! Se você está pensando em beber num futuro próximo,
lembre-se de comer algo ou de tomar um copo de leite antes de ingerir álcool, e respeite o seu próprio ritmo. Beber água após o álcool ajuda a impedir a desidratação, que é a causa da ressaca.

Quanto às Drogas

As drogas podem fazer você se sentir melhor momentaneamente, mas podem também trazer-lhe problemas a longo prazo, principalmente as drogas que causam dependência. Elas também costumam levar as pessoas à falência – porque são ilegais, são caras. É melhor que você gaste seu dinheiro em algo que valha a pena.

Procure saber mais a respeito dos diferentes tipos de drogas existentes
e quais seus efeitos.

O tabaco – Cigarro

Existe uma droga usada com muita naturalidade; é mais aceita do quequalquer outra, e causa mais de três milhões de mortes prematuras por ano no mundo: o cigarro. A maioria das pessoas começa a fumar na adolescência. O cigarro não deixa de ser uma droga, apesar de ser legal, sendo utilizada por cerca de 35% da população.

Muitas das pessoas que fumam, acreditam que o tabaco reduz o apetite, reduz a ansiedade e o stress, é relaxante.

O tabaco também causa muita dependência, é caro e prejudicial à saúde de quem fuma e de quem está ao redor de quem fuma. Existem evidencias cada vez maiores de que os fumadores passivos podem contrair as mesmas doenças (que envolvem principalmente, problemas no coração e nos pulmões) que os ativos sem tenham feito por merecer. Assim, caso seus pais ou pessoas com que se relaciona fumem, dê a eles essa informação.

Em alguns grupos, os adolescentes são pressionados a fumar, a beber e a usar drogas, só para parecerem “legais” e entrosados. Lembre-se, você é mais legal quando se conhece, sabendo o que quer ou não quer, e tendo a capacidade de manter seu ponto de vista, apesar de haver possíveis discordância e pressões contrárias.

Seus amigos devem respeitar você e as suas vontades. Se não o fizerem, é porque é porque não são seus amigos!
Talvez você não se preocupe com o que o álcool, as drogas e o fumo provocam dentro de você. Afinal, você não pode ver. Mas pense no que eles fazem com sua aparência.

Álcool em excesso pode fazer com que as veias rebentem, além de causar manchas na pele e de ser um modo garantido de engordar. Quem fuma tem por norma dentes manchados, a pele dessas pessoas envelhece mais rapidamente e é habitual terem um hálito terrível, o que não agrada a ninguém.

As drogas podem arruinar totalmente sua aparência, especialmente se você se tornar dependente que o importante seja apenas conseguir mais drogas, sem se importar com sua própria saúde.

Atualizado a:

você pode gostar também