Aleitamento materno – a amamentação – Tudo o que necessita de saber!

Tudo o que necessita saber, com as suas perguntas e a respostas dos especialistas às dúvidas mais comuns.

A duração da mamada varia de bebé para bebé. Alguns são tão sôfregos que se precipitam sobre a mama e ficam rapidamente saciados.
Pode ser útil pôr o bebé a arrotar a meio da mamada, a fim de o encorajar a mamar mais.
Uma mamada dura entre 20 a 30 minutos, mas verifique se o bebé está a mamar bem, “agarrando” toda a auréola, e não o deixe brincar com o bico da mama.
– Se o bebé não acordar de noite, aproveite para dormir.
O bebé precisa normalmente de arrotar depois de mamar, havendo algumas posições que ajudam a precipitar o arroto, como por exemplo: na vertical, segurando-lhe nas costas, ou sentado, bem direito, dando-lhe palmadinhas nas costas.
Por vezes, não há arroto; neste caso, não hesite em voltar a deitar o bebé, mas tenha o cuidado de o posicionar de lado. Pode optar por dar uma mama a seguir à outra em cada mamada, ou por dar uma mama numa mamada e a outra na seguinte.
De qualquer maneira, é aconselhável dar as duas mamas na última mamada do dia.
Perguntas:
Devo pesar o bebé antes e depois de mamar?
Não, nem é necessário ter uma balança em casa, a não ser que isso a tranquilize. Neste caso, pese-o uma vez por semana.
É necessário dar-lhe vitamina D?
O leite materno possui todas as vitaminas indispensáveis ao bebé.
Devo seguir um regime aumentar especial?
Faça uma dieta equilibrada e saudável, e ingira muitos líquidos. No início, evite doses exageradas de citrinos e verduras cruas, pois podem provocar diarreia ou outras reações ao bebé . Não tome bebidas alcoólicas enquanto estiver a amamentar.
Posso comer alimentos como couves, espargos e alho, que parecem dar sabor ao leite?
Sim, desde que não exagere nas doses e que vigie a reação do bebé. Uma alimentação variada ajudará o bebé a habituar-se a sabores variados.
Como sei se tenho pouco leite?
Confie no seu bebé: ele chorará no final das mamadas ou quererá mamar mais vezes.
0 que posso então fazer? E se eu não tiver mesmo leite suficiente?
O que acontece é haver uma descida momentânea do leite, mas, em 24 horas ou 48 horas, a produção de leite volta a estar regulada em função das necessidades do bebé. Ingira muitos líquidos e procure repousar, pois a fadiga ou as preocupações podem reduzir a produção de leite.
Procure dar mais vezes de mamar a fim de estimular a subida do leite.
A não ser em caso de cansaço extremo, não substitua a mamada por suplementos (leite artificial); isso só vai prejudicar a produção de leite e habituar prematuramente o bebé à tetina do biberão.
Para aumentar a produção, experimente beber quatro ou cinco chávenas de chá de funcho por dia e/ou tomar três comprimidos de fenacho três vezes ao dia.
Se quiser tomar um composto homeopata, consulte um especialista em homeopatia, que poderá receitar-lhe um medicamento adequado ao seu caso.
As vezes, tenho a impressão de que o meu leite é muito claro.
O leite não tem sempre o mesmo aspeto no decorrer do dia: a sua qualidade altera-se de uma mamada para a outra. O leite materno está sempre adequado ao bebé, sendo essa alteração perfeitamente normal.
O bebé só suja a fralda uma vez por dia. Não é de esperar que um bebé amamentado suje mais fraldas?
Em geral, o bebé faz cocó, de forma explosiva, a seguir a mamar ou, às vezes, mesmo durante a mamada. As fezes costumam ter um aspecto líquido e amarelado, por vezes esverdeado.
No entanto, há bebés que só sujam a fralda uma vez por dia ou com um intervalo de 2 ou 3 dias.
Quando devo mudar a fralda: antes ou depois da mamada?
Se o bebé tiver por hábito sujar a fralda a seguir a mamar, troque-a após a mamada; se ele adormecer a meio da mamada, mude a fralda para o despertar.
0 bebé tem soluços depois de mamar e por vezes muito depois.
É normal e acontece com muitos bebés que mamam sofregamente. Volte a pó-lo a mamar mais um pouco e pode ser que os soluços passem.
Vou “estragar” o peito ao amamentar?
Não, isso é falso.
Sou má mãe por não querer amamentar?
É preferível dar o biberão descontraída e feliz por ter o seu bebé nos braços do que amamentar contrariada e por obrigação.
Depois de mamar, o bebé chora e contorce-se todo. Terá dores de barriga?
Sim, são cólicas. É um problema frequente, sobretudo se o bebé mamar sofregamente. Se for este o caso, interrompa a mamada a meio ponha o bebé a arrotar e mude-lhe até a fralda, antes de voltar a pô-lo na mama.
O meu marido gostaria que eu amamentasse, mas eu não quero.
Explique-lhe que é contra-producente amamentar por obrigação e que o importante é a relação do bebé com uma mãe relaxada.
(Com a colaboração do autor / livro – Homeopatia prática para bebés e crianças – Arte Plural, Edições)

Atualizado a:

você pode gostar também