Céu da boca amarelado pode ser grave? Candidíase oral.

Geralmente ter o céu da boca amarelado é um sintoma de que a pessoa tem uma candidíase oral.

A candidíase oral, também vulgarmente conhecida como “sapinho”  é uma infecção causada por um fungo, que se caracteriza pela a coloração amarelada ou branca do céu da boca de quem padece da doença.

Normalmente a doença do céu da boca amarelado está mais presente nas pessoas idosas, nos recém nascidos, nas pessoas que fumam e também nas mulheres gravidas. Trata-se de uma doença que geralmente se aproveita do enfraquecimento do sistema imunológico das pessoas que pelos motivos referidos se encontram mais débeis.

A candidíase oral tende a apresentar sintomas típicos de infecção, entre os quais a ardência na boca, sabor de ferro ou sangue na boca, além da mudança de paladar, maior sensibilidade, mau hálito e dificuldade para engolir alimentos.

Como evitar o céu da boca amarelado?

Existem alguns procedimentos que podem ajudar a pessoa a evitar o céu da boca amarelado e candidíase oral, entre os quais se destacam os seguintes:

  • Cuidados de higiene bucal pelo menos 2 vezes ao dia, de preferência após as refeições;
  • Reduzir o mais possível o consumo de açúcar, visto que o açúcar é um dos alimentos que induz a candidíase oral;
  • Procure fazer check-ups regulares com o seu dentista pelo menos de 6 em 6 meses.

Como tratar o céu da boca amarelado?

O tratamento desta doença é geralmente feito recorrendo a antibióticos, que vao combater o problema de maneira eficaz, tratando de vez a famosa candidíase oral. Para ajudar a combater o problema a pessoa acometida pode também ingerir iogurtes sem açúcar, que vão melhorar, mas atenção que não resolvem, apenas se resolve totalmente com a medicação.

O simples ato de lavar a boca com frequência, pelo menos 2 vezes ao dia com água morna e sal também ajudam a melhorar o problema, assim como outras estratégias tais como beber suco de abacaxi e tomar medicamento antifúngico em comprimido ou liquido. A cebola também é outro produto caseiro e natural muito útil para combater as bactérias e parasitas dessas presentes na boca, apesar de muitas pessoas não gostarem de cebola.

Lembre-se que fazer consultas regulares com o seu dentista, é uma medida importante para garantir a manutenção e prevenção de diversas doenças bucais e esta é uma delas.

Céu da boca amarelado

Complicações que podem surgir:

Existem diversas complicações que podem estar associadas a este problema. Sentir dor no céu da boca pode ser sintoma de possíveis infecções, mas também é um sinal que pode indiciar câncer de garganta. Assim sendo, torna-se de vital importância que a pessoa nestes casos recorra a um médico e indique todos os sintomas que sente, para ajudar o médico a diagnosticar o problema concreto.

Na boca de um ser humano encontra-se uma vasta quantidade de micro-organismos que se alojam em diversas partes da boca como a superfície dos dentes, as próteses ou na própria mucosa, formando um ecossistema chamado biofilme, que todos conhecemos vulgarmente como placa bacteriana. Estas bactérias estranhas ao nosso organismo podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite. Além disso elas também podem chegar a desencadear problemas e infecções noutras partes do corpo.

Essa formação é mais intensa nas pessoas que estão com o fluxo salivar diminuído, um dos motivos mais comuns para sofrer de fluxo salivar abaixo do normal é um problema designado como saliva grossa e boca seca quais as causas.

A realidade é que o céu da boca é uma parte do corpo que tem facilidade em ser magoado, tendo em conta que a boca é uma das partes externas mais sensível do corpo, porque com muita frequência entra em contato com diversas substancias do corpo. O nosso palato quando inflama pode chegar a causar sensação de ardência, bastante parecido como o que sentimos ao ingerir alimentos picantes.

Convém também salientar que ingerir bebidas muito quentes pode acabar por escaldar o céu da boca e assim ao ingerir alimentos muito quentes ou picantes pode provocar irritação no céu da boca, podendo chegar a formar uma inflamação ou até mesmo uma espécie de caroço no céu da boca.

Quando alguma bactéria ou vírus entra em contacto com o organismo, pode ocorrer algum tipo de infecção no céu da boca. Regra geral o consumo de alimentos bastante ricos em vitamina B e C ajuda no processo de cura das feridas do corpo mais depressa.

Recomendamos que leia também:
Abcessos gengivais – Infeção amarela
Como escovar os dentes! Será que sabe escovar os dentes?
O que é a Dispepsia funcional – Dores no estômago sem causa aparente

Também pode ser sinal de síndrome da ardência bucal.

A síndrome da ardência bucal caracteriza-se por uma sensação de ardência na mucosa, sem que exista uma causa aparente. O mais predominante neste síndrome é a secura da boca e desconforto generalizado.

Uma forma de aliviar essa sensação de ardência, poderá experimentar ingerir um iogurte, que tende a ser uma forma básica mas eficaz de reduzir o sintoma. Este problema tende a acometer mais as mulheres em período de menopausa, com idade superior aos 50 anos, porém qualquer pessoa em qualquer idade pode ser afetada com o problema caso não faça o controlo adequado da saúde bucal.

candidíase oral

Faça o auto exame da sua boca:

É conveniente que toda a gente faça um auto exame da sua boca todos os meses, isso servirá para verificar se tudo está normal e identificar anormalidades existentes na mucosa bucal, que possam ser um sinal de que o organismo não esta totalmente bem e a façam a pessoa procurar um dentista ou um médico.

O que procurar no auto-exame da sua boca:

– Mudanças na aparência dos lábios e parte interna da boca

– Endurecimentos

– Caroços

– Feridas

Sangramento bucal

– Inchações

– Áreas dormentes

– Dentes amolecidos ou partidos

Convém reter que ter o céu da boca amarelado pode ser grave ou não, dependendo das causas.

Atualizado a:

você pode gostar também