Cabelos saudáveis durante e depois da gravidez

Dicas para ter cabelos saudáveis na gravidez!

A gravidez é uma fase da vida de uma mulher que exige muito do seu organismo, acarretando em muitos casos défices que afectam algumas partes do seu corpo. Uma dessas partes afectadas é muito comum ser o cabelo, por isso, vamos aqui apresentar algumas dicas para que possa devolver ao seu cabelo o brilho e a força que tinha antes do período de gravidez.

Depois do parto é natural que o cabelo se apresente sem brilho e quebradiço, é algo díficil de evitar porque se trata de uma das sequelas da gravidez e do parto e das subsequentes alterações hormonais.

Os estrógenos e a progesterona incrementados durante a gravidez, após o parto sofrem uma queda repentina não dando tempo ao organismo para que reequilibre.

A amamentação estimula a prolactina – a hormona que induz a produção de leite – e que, por sua vez, encurta a vida do cabelo.

Se em simultâneo acrescentarmos os malefícios provocados pelo Verão, em que o cabelo tem tendência para aclarar com o Sol, ficar seco e perder o brilho, está na altura de lhe prestar alguns cuidados essenciais.

Também não deve esquecer que os banhos de mar provocam alguns estragos no cabelo. Mergulhar na piscina causa ainda mais agressões devido ao cloro existente nas águas das piscinas.

Cuidados essenciais:

O cabelo deve lavar-se pelo menos duas vezes por semana com um champô adequado ao tipo de cabelo. A técnica de lavagem é também muito importante para não danificar o cabelo.

Assim, para ter cabelos saudáveis na gravidez aconselha-se:

– Molhe a cabeça com um jorro de água abundante. A água deve estar sempre tépida e não muito quente;
– Distribua o champô pela cabeça massajando ligeiramente o couro cabeludo com as pontas dos dedos;
– Passe bem a cabeça;

– Repita a lavagem com champô;
– Passe de novo a cabeça com um jorro de água abundante;
– Se o seu cabelo necessita de um acondicionador, siga as indicações da marca e aplique-o;
– Após os minutos indicados pelo fabricante, passe de novo a cabeça com água tépida;
– Para secar a cabeça utilize uma toalha de um turco absorvente, e pressione suavemente a cabeça sem esfregar. O cabelo quando está molhado é ainda mais frágil;
– Se utilizar o secador de cabelo, mantenha-o a uma distância de pelo menos 20 cm e a uma temperatura média.

Pentear o cabelo

A maioria das pessoas tem o mau hábito de pentear o cabelo começando da raiz para as pontas. O cabelo deve ser penteado, começando por desembaraçar as pontas e seguindo sempre em sentido ascendente.

Quando o cabelo foi tratado com um acondicionador é mais fácil de pentear e assim sofre menos agressões.

As lacas, as espumas e os geles servem para manter o penteado. Deve verificar sempre se está a utilizar uma marca reconhecida no mercado.

As marcas desconhecidas e de origem duvidosa, às vezes mais baratas, podem danificar o cabelo.

Tratamentos

Existem vários produtos para tratamento do cabelo. Estes devem ser sempre aplicados da raiz para as pontas, depois do produto ser bem distribuído.

As máscaras são geralmente uma grande ajuda pois reparam cabelo, hidratando-o e devolvendo-lhe o brilho. Aplicam-se depois da lavagem do cabelo, deixando-as atuar durante uns minutos, antes de passar de novo o cabelo por água.

As loções capilares fortalecem o cabelo a partir da raiz,

A alimentação

Uma boa alimentação, importantíssima para as mães que amamentam é também de primordial importância para manter o cabelo saudável.

As proteínas, os sais minerais e o cálcio não podem faltar durante este período. A mulher deve seguir uma dieta saudável, muito semelhante à que teve durante a gravidez.

Os alimentos que favorecem o crescimento e fortalecimento do cabelo devem ser ricos em ferro e zinco e as proteínas não podem faltar.

A dieta deve ser rica em leguminosas porque estes alimentos são ricos e em frutos secos porque também são ricos em ferro.

Os ovos e as frutas, pelas pectinas e vitaminas que contêm, favorecem a regeneração dos folículos pilosos.

Atualizado a:

você pode gostar também