O que causa sangramento no nariz

Como tratar uma hemorragia no nariz.

Os sangramentos do nariz e da boca podem ser facilmente estancados com o auxílio de métodos simples:

Sangramentos do nariz.
A mucosa do nariz possui numerosos vasos sanguíneos, os quais de certa forma facilitam o sangramento nessa região. As causas da hemorragia nasal, em geral, são de origem mecânica. Pode ser provocada por assoa-mentos muito fortes, introdução de corpo estranho ou de um dedo no nariz, queda ou golpe no local. Entre outras causas, podem contribuir a pressão atmosférica, a hipertensão e moléstias de fundo sanguíneo. As orientações a seguir mostram como agir diante do problema:

• Em caso de sangramento comum.
1 – Assentar o paciente e deixá-lo com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente. E bom providenciar também uma pequena bacia a fim de que ele possa expelir o sangue que internamente desça à garganta.
2 – Apertar suas narinas por dez minutos depois de ligeiro assoamento, e, em seguida, diminuir a pressão suavemente.
3 – Instruir o paciente para que não assoe o nariz durante, pelo menos, três horas. Se houver suspeita de fratura nasal associada, aplicar compressas frias e levar o paciente ao médico.

• Em caso de sangramento intenso.
1 – Introduzir uma mecha de gaze embebida em água oxigenada na narina sangrante. Deixe-a exceder à extremidade exterior da narina.
2 – Aplicar Compressas geladas na fronte. O frio provoca a vasoconstri-ção das pequenas artérias que irrigam o nariz, auxiliando a coagulação sangüínea.
3 – Apertar as narinas durante dez minutos. Caso o sangramento não pare, levar o paciente ao médico ou a um pronto-socorro.

O nariz possui vasos sanguíneos muito sensíveis, que por vezes podem rebentar por causas simples como excesso de calor ou uma ligeira pancada, tendo em muitos casos um nível de gravidade muito baixo. Contudo, não deverá menosprezar um sangramento do nariz sem recorrer a um centro de saúde para verificar se a causa não é algo mais grave, que poderá requerer algum tipo de tratamento.

Recomendamos que leia também: Sangramento no ouvido

Atualizado a:

você pode gostar também