As fontanelas o que nos dizem?

Sabe o que é fontanela deprimida?

Quase um mito, as fontanelas, muito especialmente a anterior, vulgarmente chamada de moleirinha, quer pela sua aparência quer pela sua textura, preocupa muito a mãe de um recém-nascido.

Muitas mamãs têm medo só de lhe tocar. Convém que saiba que pode tocar na fontanela do seu filho sem que isso lhe cause qualquer transtorno ou dor.

Assim, também é importante saber que as fontanelas são os espaços que separam os ossos da cabecinha (crânio) para permitir o seu crescimento.

O seu aspeto é membranoso e parece pulsar se lhe tocamos. Na altura do seu nascimento, os ossos não se encontram soldados para permitir que a cabeça atravesse o canal do parto e após o nascimento as fontanelas vão-se gradualmente solidificando.

A ossificação das fontanelas vai permitir que os ossos do crânio cresçam e se unam. Na cabeça do bebé vai encontrar algumas fontanelas, sendo as principais a anterior e a posterior. A anterior (moleirinha) fecha entre os 3 meses e os 2 anos de idade.

O que nos dizem as fontanelas?

A observação das fontanelas permite recolher algumas informações sobre o estado de saúde do seu bebé.

A palpação das fontanelas é uma medida utilizada geralmente pelos pediatras para avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bebé. Também é através dela que o médico pode avaliar a pressão intracraniana.

A fontanela deve apresentar-se firme e ligeiramente côncava ao tato.

Se por acaso estiver elevada, pode ser sinal de que o bebé se encontra tenso ou ser sinal de doença mais grave. Se chora violentamente ou se vomita, é natural que momentaneamente se encontre nesta situação.

Se, pelo contrário, a fontanela estiver deprimida, é sintoma de que o bebé se encontra provavelmente em estado de desidratação.

O que é Fontanelas depremidas ou afundadas?

Resumidamente as fontanelas são espaços no crânio dos bebés, que serão calcificados, formando os ossos cranianos na sua totalidade. As fontanelas geralmente são planas quando o bebé está deitado (na posição horizontal), ou levemente deprimidas quando o bebé se encontra levantado (na posição vertical).

As fontanelas deprimidas provocam um curvamento nessa região.

fontanela deprimida

 

Quais são as causas de fontanelas deprimidas ou afundadas?

Na atualidade a causa mais comum de fontanelas deprimidas é mesmo a desidratação, situação na qual a criança apresenta fraqueza, assim como a boca e olhos ressecados. As desidratações geralmente são causadas por diarreias, seja de origem viral, bacteriana ou por intoxicação alimentar.

Contudo, importa salientar que alguns bebés, podem apresentar fontanela deprimida ou afundada de forma constante, sem que isto seja motivo ou sintoma de gravidade.

As crianças acometidas com anencefalia, tendem a apresentar logo que nascem a fontanela bastante afundada. Contudo esse diagnóstico é realizado logo nos primeiros dias de vida, com exames físicos, sendo em alguns casos necessária a realização de ultrassonografia, radiografia ou tomografia do crânio para diagnosticar a fontanela deprimida.

Nos casos em que o bebé não apresentava fontanela deprimida ao nascer e passou a apresentar mais tarde, deverá ser reavaliada imediatamente. Essa avaliação deve ser efetuada pelo pediatra no mesmo dia que for constatada.

Recomendamos que leia também:

Dúvidas que tem os pais do bebé…

Exames neonatais, o que são e para que servem

Evolução Histórica da Trissomia 21 ou Síndrome de Down

 

É importante perceber o que nos dizem as fontanelas e entender o que é a fontanela deprimida para atuar em conformidade.

Atualizado a:

você pode gostar também