Cansada por amamentar? Saiba como repor os seus níveis de energia!

Como a amamentação e a recuperação física do trabalho de parto e do parto podem deixá-la cansada e com fome, é importante repor os níveis de energia com lanches saudáveis ao longo do dia. É importante que a sua alimentação seja controlada de forma a cobrir os requisitos necessários para equilibrar o seu organismo.

Reunimos algumas dicas importantes a ter em conta no equilíbrio alimentar de uma recém mamã:

Ómega 3
Não se esqueça de ingerir diariamente óleos com Ómega 3, que se encontram no peixe, oleaginosas e sementes.
Estudos efetuados provaram que são óptimos para aumentar a função cerebral e afastar a depressão.
Proteínas
Coma bastantes proteínas de boa qualidade, necessárias para o seu corpo produzir o neurotransmissor serotonina, que tem um efeito calmante.
Ovos mexidos, fatias de carne magra, queijo e bolachas, ou um iogurte com fruta são lanches ideais, bem como algumas gramas de : oleaginosas ou até uma lata de feijões cozidos numa torrada.
Fluídos
Quando estiver a amamentar, tenha sempre uma bebida à mão. Os chás de ervas podem ser gelados e bebidos com mel e limão para refrescar.
Experimente o de camomila para relaxar, de hortelã para refrescar e de roseira brava para o energético ferro. A água é ainda melhor e um copo grande de sumo de laranja dar-lhe-á a necessária dose de fruta, rica em vitaminas e minerais.
A fadiga e a ansiedade são sintomas de desidratação, ainda que moderada.
Sem calorias
Evite lanches doces ou refinados, como batatas fritas, bolachas e bolos. Podem satisfazê-la a curto prazo, mas os seus níveis de açúcar subirão e você ficará cansada e irritável.
Descanse
Amamentar pode ser bastante esgotante para a progenitora, em especial quando acorda várias vezes à noite para satisfazer as necessidades do bebé.
Tente descansar sempre que puder e tente que as mamadas noturnas sejam calmas e eficientes. À noite, mantenha o quarto na penumbra e quando ele acabar de mamar ponha-o a arrotar e volte a deitá-lo sem grande agitação.

Recomendamos que leia também:

Como fazer uma amamentação correcta, conselhos, tempos e melhores posições para amamentar.

Como resolver os problemas da amamentação

Recém-Mamã: um guia de sobrevivência para o 1º mês

Atualizado a:

você pode gostar também