Exames neonatais, o que são e para que servem

Nas primeiras 48 horas após o parto e nascimento do bebé serão levados a cabo testes mais completos. Seja um parto normal ou parto por cesariana, em geral, estes exames serão feitos por um pediatra que também fará o teste ao pezinho.

Reflexo de preensão

O bebé vai nascer com uma série de reflexos, que serão testados pelo médico ou parteira.
O reflexo de preensão é testado tocando a palma da mão do bebé, que fechará os dedos e agarrará o dedo ou o objeto usado para o teste.
Em geral o reflexo só está presente aos 6 meses.

Reflexo de sucção

Desde que nasce até aos 4 meses, este reflexo fará com que o bebé vire instintivamente a cara quando lhe tocam na bochecha. A boca abre-se e ele ficará à espera de ser alimentado.
Este reflexo é útil quando está a ser amamentado, pois o simples acto de pressionar a bochecha contra o seio fá-lo abrir a boca.
Se tocar no céu-da-boca do bebé com o dedo, uma chupeta ou uma tetina, ele começará a sugar instintivamente. Aos 2 ou 3 meses, este reflexo desaparece e ele suga voluntariamente.
teste do pezinho

Outros reflexos

O bebé irá nascer com outros reflexos que o ajudarão a adaptar-se à vida fora do útero e a assegurar a sua sobrevivência.
Por vezes, após o nascimento são mais fracos que o esperado; contudo, um trabalho de parto longo ou a medicação administrada durante o mesmo podem estar na origem do problema.

Reflexo de Moro

 Se puxar levemente os braços do bebé, sem o levantar, e largar, ele abre os braços, as mãos e as pernas. Este reflexo desaparece aos dois meses de idade.

Reflexo plantar

Ocorre quando toca na sola do pé do bebé. Ele abre os dedos e dobra o pé ligeiramente para dentro. É normal em crianças de até 2 anos, mas desaparece com o desenvolvimento do sistema nervoso.

Reflexo de marcha

 Faz com que o bebé “ande” muito antes de o conseguir fazer fisicamente. Se o mantiver direito e lhe colocar o pé numa superfície plana ele “andará”, colocando um pé à frente do outro. Desaparece por volta dos 4 meses.

Exame do recém-nascido

 Os primeiros exames médicos do bebé serão feitos na sua presença e irão causar-lhe desconforto. 0 médico ou parteira vão explicando tudo à medida que avaliam o estado físico do bebé, assinalam e discutem consigo as potenciais áreas preocupantes que possam encontrar.

Parto no hospital

Se deu à luz no hospital é provável que seja visitada por um pediatra logo a seguir ao parto. Não pense que isso significa algo de errado; o hospital só quer certificar-se de que tudo está bem, para poder dar-vos alta aos dois para irem para casa.

Parto em casa

 Se deu à luz em casa, provavelmente os exames médicos serão efectuados em casa pela sua parteira ou médico. Em geral, tudo correrá bem, mas se estiver demasiado cansada para colocar questões pode fazê-lo no exame dos 6-8 meses.

Cabeça do bebé

Será examinada, para ver se a forma é consistente com o parto. Em geral fica moldada ou um pouco espalmada. As fontanelas também serão examinadas e serão anotadas quaisquer marcas ou sinais de nascença.

Boca do bebé

Será examinada para garantir que o céu-da-boca do bebé (palato) está completo e a língua se move livremente; se estiver demasiado presa no fundo da boca pode sofrer de “língua presa”, o que lhe restringe o movimento normal.

Coração e pulmões do bebé

O coração será auscultado, para verificar se não existem sons ou murmúrios extra. A pulsação será medida na virilha (pulsação femoral) e os pulmões serão examinados para ver se estão livres de fluidos.

Mãos, pés, pernas e braços do bebé

Os dedos das mãos e pés serão contados e examinados, em busca de membranas. Se não houver dois vincos em cada palma da mão, há a possibilidade de o bebé sofrer de síndrome de Down.

Ancas do bebé

São examinadas para verificar as articulações. As pernas serão bem abertas e depois flectidas e esticadas. Os “estalidos” ocorrem quando a articulação está demasiado solta e o fémur se desloca, sendo necessários mais exames.

Espinha do bebé

Será examinada para ver se está direita, e qualquer cova na base da espinha – a chamada fosseta coccígea – será examinada. Uma fosseta muito funda pode indicar um problema na parte inferior da medula espinal.

Atualizado a:

você pode gostar também