Inchaço na Gravidez – Como evitar?

É comum as gestantes, principalmente no final do segundo trimestre ficarem inchadas, principalmente nas pernas e nos braços. Apesar de ser considerado normal, o inchaço durante a gestação pode ser evitado.

Este inchaço ocorre por causa da retenção de líquidos que ocorre durante a gestação e por causa do útero, que conforme o bebé vai crescendo ele vai comprimindo vasos localizados na bacia, o que prejudica o retorno do sangue das pernas para o coração.  O excesso de líquido do sangue, ao encontrar resistência para retornar, extravasa pela parede dos vasos sanguíneos provocando o inchaço nas pernas e pés.

Para reduzir ou evitar o inchaço algumas medidas devem ser tomadas:

  • Evite ganhar muito peso durante a gestação;
  • Reduza o consumo de sal, que faz com que aumente a retenção de líquido no corpo;
  • O uso de meia elástica também aliviam o inchaço nas pernas;
  • Ao se deitar eleve as pernas para ajudar o retorno do sangue das pernas para o sistema circulatório, você pode colocar um travesseiro sob o colchão para as pernas ficarem levemente erguidas;
  • Evite ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada;
  • Verifique com o seu médico a possibilidade de fazer drenagem linfática, isso ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

O inchaço na gravidez pode ser sinal de algo grave?

O edema é uma coisa bastante comum nas mulheres grávidas.  Contudo, se a pessoa inchar de repente, de um dia para o outro, principalmente no rosto, nas mãos e nos pés, deve consultar o seu médico. Essa recomendação deve-se a isso poder ser um sinal de pré-eclâmpsia, que é um problema grave e precisa de ajuda médica.

A pré-eclâmpsia pode acontecer de um momento para outro, a partir da meio da gravidez, e pode colocar a sua vida e a do bebé em risco. Por isso, se você achou que inchou demais de uma hora para outra, procure atendimento médico, para ter a pressão arterial auferida e fazer outros exames.

inchaço na gravidez

O que fazer para minimizar o inchaço na gravidez?

Apesar de ser comum ocorrer na gravidez, acarreta transtornos desagradáveis, por isso é conveniente seguir alguns conselhos para minimizar os edemas na gravidez:

    • Estar sentada com os pés elevados sempre que possível é algo que vai ajudar muito. Em casa, coloque os pés em cima do sofá ou use um banco. Quando estiver no trabalho, se não houver um banquinho disponível, empilhe revistas ou livros por baixo da mesa.
    • Quando dormir, procure se deitar sobre seu lado esquerdo.
    • Evite manter-se em pé por longos períodos, isso é muito mal para uma gestante.
    • Se se sentir bem com ela, coloque uma meia-calça com alguma compressão antes mesmo de sair da cama de manhã para prevenir que o sangue se acumule ao redor dos tornozelos.
    • Pratique exercícios regularmente, especialmente caminhadas, natação, hidroginástica ou bicicleta ergométrica.
    • Procure alimentar-se bem e sempre que possível evitar alimentos com elevada concentração de sódio, como salgadinhos de pacote, frituras, comidas congeladas industrializadas e sopas prontas, azeitonas e embutidos. É muito importante que tente também evitar o excesso de açúcar.
    • Se fizer alguma viagem longa, tente fazer pequenas caminhadas para não ficar muito tempo sentada na mesma posição.
    • Caso seja possível, procure uma massagem de drenagem linfática uma vez por semana ou de duas em duas semanas, porque vai ajudar muito a aliviar o inchaço na gravidez.
Na fase final da gravidez, é bastante comum a mulher ter de comprar uns sapatos novos ou pedir emprestado uns maiores. Convém até levar esses sapatos maiores para a maternidade, isso porque, o inchaço tende a piorar depois de dar à luz e pode chegar a perdurar por cerca de duas semanas.

Assuma o Inchaço na Gravidez como algo normal e procure contornar a situação com estas dicas.

Atualizado a:

você pode gostar também