Quais os sintomas de gravidez? Será que estou grávida?

Conheça os sintomas de gravidez para saber se está grávida.

Conhecer os sintomas de gravidez é importante para qualquer mulher.

A partir do momento em que um casal decide ter um filho, passa a dedicar todos os seus esforços e esperanças para conseguir a gravidez.
O desejo de uma gravidez pode ser motivo de ansiedade e stress nos casais que anseiam o seu primeiro bebé.

A maioria dos casais levou alguns meses, ou mesmo anos, a estabilizar a vida profissional e o orçamento familiar para criar condições para iniciar uma nova etapa e criar uma família.

Abandonaram os métodos anticoncecionais, fizeram a primeira consulta de planeamento familiar, a mãe deixou de fumar e passou a fazer uma dieta equilibrada e conveniente para o seu futuro estado – a gravidez. A partir da tomada de decisão é comum que o casal espere ansiosamente pelo mais pequeno sinal que lhe indicie a sua gravidez.

Muito embora os sinais precoces de uma gravidez sejam meros indícios do ciclo gestacional, a mulher sonha com eles e  tenta com uma tensão emocional alterada reconhecê-los nos mais insignificantes sintomas. Se a atenção da mulher deve estar desperta para qualquer sinal, a verdade é que ele nunca será um indicador exato da gravidez.

Existem contudo alterações muito subtis que podem surgir no início da primeira amenorreia (falta de menstruação) e que a mulher atenta pode detetar. Quando o corpo se prepara para a estada fetal, desenvolve um aumento de hormonas durante as primeiras semanas de gestação.

Este aumento é em geral acompanhado por alguns sinais que uma mulher atenta pode sentir, como:
– Os seios mais sensíveis e entumecidos
– Um aumento das secreções vaginais
– Enjoos matinais
– Cansaço não justificado

– Aumento no fluxo urinário
– Olfato mais apurado
– Sabor metálico na boca
– Mudanças bruscas de humor

Atraso menstrual
Para qualquer casal ansioso quando o período não aparece,  mesmo que o atraso seja apenas de 24 ou 48 horas, o desejo de confirmação de uma gravidez torna-se premente.

O casal esquece-se de que poderão existir muitas outras causas para uma amenorreia.

Delas podemos destacar:
– Anorexia
– Excesso de exercício físico
– Fadiga
– Obesidade
– Problemas ou alterações hormonais (hipotiroidismo e hipertiroidismo)
– Stresse emocional
– Suspensão de uso da pílula

Todavia, a melhor forma de confirmar a gravidez consiste em realizar um teste.

Habitualmente o casal opta por adquirir um teste na farmácia porque o resultado é mais rápido do que um teste ao sangue realizado num laboratório de análises.

sintomas de gravidez

Testes de Gravidez

De Venda Livre na Farmácia:
– Na farmácia, existem várias marcas, de preços semelhantes e todos eles, se realizados segundo a prescrição da embalagem, igualmente fiáveis.

A base destes testes é geralmente a avaliação de gonadotrofina coriónica (hormona da gravidez – hCG) numa amostra de a urina. São fáceis de efetuar em casa e o seu resultado é dado em cerca de 5 minutos.

Estes testes detetam uma eventual gravidez 4 a 14 dias após a falta do período menstrual.

Este tipo de testes é sem dúvida o preferido das mulheres, quer pela sua rapidez quer pela possibilidade de poder ser realizado sem a intervenção de estranhos.

Com um teste da Farmácia, a sua intimidade sairá preservada e caso não exista uma gravidez real, a não necessidade de dar a conhecer a terceiros as suas dúvidas e a sua vida sexual poderá ser muito importante para o casal que anseia por uma gravidez, e muito especialmente quando já teve várias tentativas goradas.

Análises Laboratoriais:

No laboratório podem fazer-se dois tipos de análises:

Urina:

Muito semelhantes ao método dos Testes da Farmácia, são realizados em laboratório e ao décimo dia da conceção podem permitir um resultado com uma exatidão muito próxima dos 100%.

Este teste é realizado com a primeira urina da manhã e a mulher deve informar o laboratório da data da sua última menstruação.

Sangue:

Esta é uma prova mais completa, feita após a extração de sangue, para verificar a elevação da gonadotrofina coriónica  no sangue. Permite uma precisão de quase 100% após uma semana da conceção.

Esta prova pode ser realizada sem jejum e em qualquer horário.

A mulher deve informar sempre o laboratório da data da sua última menstruação.

Confirmação da gravidez

Se o teste foi realizado em casa, deverá de imediato marcar uma consulta com o seu médico de família ou com o seu ginecologista.

Uma etapa nova vai começar. O seu médico tem que prevenir a sua saúde durante a gravidez e a saúde do seu futuro bebé. As primeiras semanas são absolutamente fundamentais para o desenvolvimento do bebé.

Se até à data não tem sido acompanhada por um especialista, na primeira consulta deve informar o médico dos seus antecedentes pessoais e familiares, dos medicamentos que está a tomar, questionar sobre qual a alimentação mais adequada, bem como saber se há ou não a necessidade de tomar suplementos vitaminicos.

A partir do momento em que confirma a sua gravidez é fundamental que tome consciência de que terá de ser acompanhada regularmente por um médico. Nove meses de maternidade esperam por si.

Cuide de cumprir todas as indicações do seu médico e não “dê ouvidos” aos conselhos de familiares e amigos.

Na primeira consulta irá receber o seu Boletim da Grávida. Este deverá acompanhá-la durante toda a gravidez, parto e pós-parto, pois conterá todas as informações úteis no que diz respeito à sua saúde e à saúde do seu bebé.

Destaque: Não esqueça que uma mulher grávida tem o direito a assistência médica gratuita.

Teste negativo

Muitas vezes a ansiedade e o desejo de ser mãe levam a que a mulher realize o teste anteriormente à falha de menstruação. Neste caso, a fiabilidade do teste fica em causa e pode induzir a mulher a um erro.

Se o teste foi realizado respeitando todas as indicações do folheto, o casal não deve ficar ansioso se o resultado for negativo. A ansiedade e o stresse emocional não são aconselhados para aqueles que tentam uma gravidez.

Agora que já conhece os sintomas de gravidez, esteja atenta e siga os conselhos.

Atualizado a:

você pode gostar também