Tarefas domésticas sem esforços para as grávidas

Tarefas domésticas sem esforços para as grávidas
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Limpar o pó e aspirar são algumas das lides domésticas que uma grávida pode continuar a desempenhar. Ao contrário de actividades que exijam esforço, ou posturas desaconselhadas. As   reformas no lar ou, até mesmo a mudança de casa, são tarefas que a grávida deve aprender a delegar ao seu companheiro e/ou familiares.

As tarefas domésticas habituais podem continuar a ser executadas pela futura mamã. No entanto, e porque o aumento gradual da barriga vai impedi-la de efectuar algumas dessas lides da casa, é de evitar as que necessitam de um esforço excessivo, como ir às compras e carregar pesos, ou as que implicam um evidente perigo para si e para o bebé, como subir escadotes, pois há sempre o risco de de cair.

Deverá igualmente evitar qualquer acção que envolva a compressão excessiva do abdómen ou o esforço excessivo da coluna vertebral.
Mesmo assim, é importante que siga os conselhos abaixo descritos, uma vez que não convém cansar-se demasiado sempre que tiver de desempenhar as tarefas domésticas mais simples. Anote:

Fazer a Cama
Caso a cama seja muito baixa, procure soluções que facilitem esta tarefa, para que fique pronta de uma só vez, como substituir o lençol pela capa de edredão. Lembre-se que não deve inclinar-se para a frente, mas sim flectir as pernas ou, caso se sinta mais confortável, fazer a cama de joelhos.

Limpar o pó

Limpe as superfícies onde é fácil de chegar. Quanto às mais altas, o melhor é pedir ajuda! Não suba escadotes ou locais que possam aumentar o risco de quedas e apoie os joelhos no chão – ao invés de dobrar a coluna –, para chegar a zonas mais baixas. Quanto à escolha dos produtos de limpeza, esta deverá incidir nos naturais ou de baixo teor químico.

Passar a ferro
As pernas e a coluna são as mais lesadas com esta tarefa. Por isso, opte por engomar, no máximo, por 30 minutos, colocando a tábua o mais alto possível, para evitar que se debruce sobre ela. Caso consiga passar a ferro sentada, regule a altura da tábua e sente-se numa cadeira confortável. O calor irradiado pelo ferro também, se em excesso, poderá ser prejudicial, pelo que pare um pouco quando começar a sentir calor.

Aspirar e lavar o chão


Manter a coluna direita é uma regra imprescindível nestas duas tarefas. O ideal é que mexa apenas os braços e não exerça força na coluna. Além disso, é aconselhável que não encha demasiado o balde com água, para evitar o peso de o transportar. Se flectir ligeiramente as pernas fará menos esforço nas costas, o que previne  dores lombares.

Estender roupa
Para retirar a roupa da máquina, não se esqueça de flectir as pernas, a fim de ficar ao nível da porta. Em seguida, leve a roupa por partes para o estendal, a fim de evitar carregar com muito peso. Pouse o alguidar em cima de um banco ou cadeira, para não ter de se dobrar ao retirar a roupa de dentro do referido recipiente, e opte por estendais de altura média.

Cozinhar
Quando os enjoos insistem em ficar, procure delegar esta tarefa na sua cara-metade sempre que for possível. A verdade é que, apesar de ser uma tarefa simples e apreciada por muitas mulheres, existem futuras mamã que não o conseguem fazer durante os primeiro meses ou até mesmo durante toda a gravidez. Caso consiga fazê-lo, saiba que não convém colocar-se de frente para o fogão, proteja  a barriga do calor; mantenha-se de lado e por curtos períodos de volta das panelas.

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