Eneagrama: qual é o seu tipo de personalidade?

O Eneagrama serve para identificar qual o tipo de personalidade de cada pessoa.

Identificar o nosso tipo de personalidade e o daqueles que nos rodeiam, permite-nos quebrar padrões de comportamento que nos condicionam, maximizar as nossas capacidades e cultivar melhores relacionamentos no nosso dia-a-dia. Descubra como o eneagrama pode ajudá-lo.

O que é que o define? Diria que é prestativo? Ou perfecionista? Dá-se melhor com o romântico? Ou prefere a companhia do pacificador? De acordo com o Eneagrama existem nove tipos de personalidade, cada uma delas com características únicas, que determinam o modo como cada um se relaciona consigo próprio e com o mundo. Nunca ouviu falar deste instrumento de autoconhecimento? Não se preocupe, nós explicamos-lhe tudo o que precisa saber.

A palavra “eneagrama” é uma palavra de origem grega, em que “Ennea” significa 9 e “Grammo” quer dizer pontos, portanto “nove pontos”. Hoje em dia, o termo faz referência a uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e organizacional, que assenta na ideia de que existem nove tipos fundamentais de personalidade (designados por números, do 1 ao 9).

Tal como o coach Eduardo Reis Torgal nos explica, o Eneagrama provém de um conjunto de tradições antigas conjugadas com a psicologia moderna e “representa nove formas fundamentais de pensar, sentir e agir. Um olhar mais profundo e simultaneamente sistémico para a forma como cada ser humano age/reage de uma forma natural, sob stress e sob segurança”.

Quem somos? O que realmente queremos? Quais são as nossas potencialidades e como as podemos desenvolver? Quais são as nossas limitações e como transformá-las? Como podemos viver de uma forma mais harmoniosa connosco próprios e na interação com os outros?

Responder estas perguntas pode não ser tão simples quanto parece. Com a ajuda do Eneagrama vamos descobrir e compreender melhor as motivações inconscientes que determinam o nosso modo de agir, adquirindo um maior conhecimento de nós mesmos mas também de quem nos rodeia.

Na maior parte do tempo o ser humano funciona em piloto automático e o observador em nós está adormecido. Se olharmos para o nosso quotidiano vamos encontrar alguns exemplos. É a forma como no fim de um dia de trabalho conduzimos o automóvel e chegamos a casa sem saber bem como, o modo como reagimos sempre perante um determinado acontecimento ou a razão pela qual insistimos em cometer os mesmos erros, um após o outro. Apesar de ser um habitué dos nossos dias, este automatismo impede-nos de reconhecer os aspectos da nossa personalidade que ameaçam a nossa felicidade e bem-estar.

A mais-valia do Eneagrama é, precisamente, essa: “a perceção de um conjunto de padrões de comportamentos geralmente pouco conscientes”, afirma Eduardo Reis Torgal. Ao identificar o nosso tipo e os tipos das pessoas que nos rodeiam (colegas, familia e amigos) aprendemos a gerir melhor a nossa vida, conseguimos mais facilmente corrigir os pontos fracos e potenciar as nossas forças, bem como melhorar os nossos relacionamentos com os outros.

tipo de personalidade

As qualidades e defeitos das 9 personalidades

Os nomes atribuídos a cada personalidade não são vinculativos da sabedoria de Eneagrama. De acordo com Eduardo Reis Torgal, “cada escola acaba por atribuir ‘alcunhas’ para mais fácil identificação do tipo e que na prática representam apenas características particulares do respetivo tipo”.

Conheça os traços principais dos 9 tipos de personalidade segundo o Eneagrama:

Tipo 1 – “O perfeccionista”

As pessoas deste tipo são determinadas, disciplinadas, focadas nos objetivos, organizadas e responsáveis. No entanto, por vezes demonstram comportamentos exageradamente exigentes, inflexíveis, intolerantes e focados nos erros.

Tipo 2 – “O prestativo”

São empáticos, carismáticos, voluntariosos, atenciosos, hábeis nas relações e voltados para os sentimentos alheios. Por vezes, demonstram comportamentos inconsequentes, ingénuos, teimosos, intempestivos ou demasiado afáveis.

Tipo 3 – “O bem-sucedido”

Dedicados, eficientes, objetivos, negociadores, confiantes, orientados para os resultados. Estas são as principais características que definem o tipo 3, que por vezes demonstra comportamentos calculistas, manipuladores e competitivos.

Tipo 4 – “O romântico”

As pessoas com este tipo de personalidade são sensíveis, criativas, atentas ao pormenor, exigentes, expressivas e originais. Em contrapartida, podem manifestar comportamentos instáveis, ser pouco objetivas e críticas mordazes.

Tipo 5 – “O observador”

São lógicos, planeadores, ponderados e objectivos. Por vezes, podem demonstrar comportamentos apáticos, calculistas, excessivamente analíticos, desligados emocionalmente e poucos assertivos.

Tipo 6 – “O questionador”

Leais, organizados, cooperantes e responsáveis. Assim são as pessoas com o tipo 6. Contudo, em determinadas alturas, podem manifestar comportamentos duvidosos, procurando evitar o risco e ver os cenários negativos.

Tipo 7 – “O sonhador”

Bem‐humorados, divertidos, criativos, otimistas, espontâneos e sedutores. Estes são as principais qualidades de “O sonhador”, que também pode desenvolver comportamentos de fuga à dor, dispersão e rebeldia. Por vezes, estas pessoas mostram pouca sensibilidade aos valores dos outros.

Tipo 8 – “O confrontador”

As pessoas deste tipo são assertivas, objetivas e desafiantes. Por vezes, demonstram comportamentos insensíveis, autoritários, agressivos/confrontadores, apegados à força e ao poder, sendo que não gostam de planear.

Tipo 9 – “O pacificador”

São afáveis, compreensivos, carismáticos, flexíveis, mediadores e pacientes. Os indivíduos deste tipo podem demonstrar também apatia, indecisão e teimosia. São procrastinadores e evitam o conflito.

 

O Eneagrama conta com mais de 2500 anos de existência, mas durante muito tempo foi mantido em segredo. De acordo com Eduardo Reis Torgal, este sistema de sabedoria foi pela primeira vez associado à personalidade humana em meados dos anos 50 e alguns depois começou a ser aplicado em organizações e empresas.

A NASA, CIA, FBI e algumas multinacionais como a Walt Disney, Toyota e CISCO, entre outras, foram pioneiras a integrar esta abordagem na compreensão e maximização da performance humana e organizacional.

Hoje em dia o Eneagrama juntou-se ao Coaching – Eneacoaching -, gerando uma nova forma de abordar a liderança. “Oferece às organizações uma ferramenta sem paralelo na otimização de performance e no desempenho de equipas.

É um trabalho que vai muito além da identificação da personalidade, e que entende, nomeadamente, como as equipas podem maximizar as suas performances” e identificar os passos fundamentais para superar os desafios e resistências atuais.

Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa de quem somos e para onde vamos, de forma a não nos perdermos no caminho.

E você, não gostaria de saber qual é o seu tipo de personalidade?

 

Atualizado a:

você pode gostar também