O meu filho é “desajeitado”… o que posso fazer?

O que podem fazer os país que tem filhos com dificuldades de coordenação motora.

O meu filho é “desajeitado”… o que posso fazer?
Avaliar

Muitos são os pais que se perguntam o que fazer com o filho com dificuldades de coordenação motora. A verdade é que existem crianças que a certa fase do seu desenvolvimento começam a evidenciar algumas dificuldades.

O que acontece é que muitas das vezes as dificuldades de coordenação motoras têm um impacto nas actividades académicas (manusear o lápis, escrever, aulas de ginástica) e também nas actividades da vida diária (ex. vestir, calçar, etc) e os pais começam a ficar preocupados e sem saber muito bem o que pensar e fazer para ajudar o seu filho. E, com o passar do tempo, a criança vai crescendo e tal como as exigências funcionais em casa, na escola e na comunidade vão aumentando…também as dificuldades!

Muitas vezes ouvimos expressões como “o meu filho é muito desajeitado”, “é trapalhão a vestir-se”, “parece que não consegue estar sentado à mesa sem deitar tudo ao chão” e na realidade é mesmo isso que acontece nas crianças com dificuldades na coordenação.

Existem alguns sinais que deve estar atento e que poderão indicar dificuldades do seu filho ao nível da coordenação:

O que fazer?

1º Esteja atento

Observe o seu filho e tente perceber se as dificuldades motoras têm impacto em casa (actividades da vida diária);

Comunique com a escola e perceba se essas dificuldades também se verificam na escola e se estão a prejudicar o desempenho académico do seu filho.

 

2º Brinque com o seu filho, promovendo actividades lúdicas mas com uma componente mais motora

Actividades de motricidade global

Correr, saltar, subir e descer escadas, trepar;

Atirar e receber bola com as mãos e chutar;

Imitar (ex: animais -caranguejo, sapo, elefante; super heróis- homem aranha, powerranger, etc);

Actividades de motricidade fina

Desenhar livremente, desenhar figura humana, desenhar casa;

Pintar dentro de contornos;

Modelar plasticina (apertar, esticar, fazer formas, esconder objetos pequenos tais comofeijões ou missangas na plasticina);

Recortar (linhas, círculos, várias formas);

Actividades com pinças (ex. passar berlindes de um sítio para o outro com uma pinça);

Actividades com molas (ex. montar sequências de imagens colocadas em molas numa corda)

 

3º Procure ajuda

Fale com o pediatra do seu filho explicando as dificuldades de coordenação do seu filho;

Procure um terapeuta Ocupacional.

 

O que o Terapeuta Ocupacional irá fazer?

Avaliar as dificuldades nas competências motoras (e outras áreas) bem como o seu impacto nas actividades académicas e nas actividades da vida diária;

Desenhar um plano que pode incluir:

O desenvolvimento das competências motoras (e outras áreas) através de jogos/ actividades terapêuticas.

Treinar o desempenho das várias actividades da vida diária (autocuidados, brincar, aprendizagem);

Aconselhar mudanças no ambiente ou equipamento que facilitem realização das actividades;

Aconselhar pais e professores.

você pode gostar também

Este site utiliza cookies para melhorar a navegação. De acordo com as leis europeias ao navegar neste site concorda com a utilização de cookies. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close