Meditação ajuda a reduzir a inflamação crónica

Uma investigação levada a cabo por neurocientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América, concluiu que através da meditação mindfulness – prática da atenção plena – é possível aliviar inflamações crónicas causadas por patologias como artrite reumatoide ou asma.

Já há muito que a meditação é procurada como forma de aliviar situações de depressão e stress. Neste caso, sendo o stress um fator influente nos processos de inflamação, a investigação focou-se nos efeitos fisiológicos da meditação sobre o cérebro e no poder do cérebro para influenciar a saúde humana, contribuindo para o conhecimento relativo à meditação mindfulness e como ela afeta o corpo.

Através do estudo foi criado o projeto designado por Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – Programa de Redução de Stress Baseado na Atenção Plena. Enquanto que nos programas já existentes de redução de stress pela meditação, o corpo e mente são mobilizados para a aprendizagem da atenção plena, o MBSR foi originalmente criado para a gestão da dor crónica e é agora amplamente utilizado para tratar patologias psicológicas associadas a doenças crónicas, bem como transtornos emocionais e comportamentais.

A experiência contou com dois grupos, um de práticas mindfulness e outro de controlo. A tarefa do primeiro grupo consistiu em concentrar continuamente a sua atenção na respiração ou sensações corporais, focando a mente apenas no momento presente – meditação mindfulness. Já o grupo de controlo estava inserido num programa com práticas de educação nutricional, atividade física (andar, equilíbrio e agilidade, entre outros) e terapia musical. Os resultados concluíram que o grupo de meditação mindfulness teve mais sucesso em reduzir a inflamação do que o grupo de controlo.

Melissa Rosenkranz, a principal autora do estudo, afirma que ” a meditação não é uma cura para tudo, mas o nosso estudo mostra que existem formas específicas em que a atenção plena pode ser benéfica, e que existem determinadas pessoas que tendem a obter mais benefícios desta abordagem relativamente a outras intervenções”.

Isto significa que a meditação mindfulness pode ser vantajosa para aqueles que não beneficiam das opções terapêuticas disponíveis devido aos efeitos secundários dos medicamentos ou por simples ineficácia dos tratamentos.

Neste sentido, como refere a autora do estudo “a abordagem baseada na plena atenção para a redução do stress pode oferecer uma alternativa de baixo custo ou complementar ao tratamento prescrito e pode ser praticada facilmente pelos pacientes nas suas próprias casas, sempre precisarem”.

Fonte: University of Wisconsin-Madison News

Atualizado a:

você pode gostar também