Molécula que “imita” exercício pode tratar a obesidade

Já desejou que houvesse um comprimido para o exercício físico? Ainda não uma realidade, mas estamos mais perto de alcançá-la. Um grupo de cientistas no Reino Unido criou uma molécula que simula o efeito do exercício físico no metabolismo e que pode ser o segredo para tratar a obesidade e a diabetes tipo 2.

O “composto 14”, como foi batizado, foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Southampton, em Inglaterra, e é capaz de inibir a função de uma enzima celular, a ATIC, que está envolvida no metabolismo e que conduz ao aumento da quantidade de uma molécula chamada ZMP nas células.

Este aumento faz com que as células do organismo pensem que esgotaram toda a energia disponível, obrigando-as a procurar “combustível” através a absorção da glicose no sangue para recarregar a “bateria” das células.

tratar obedidade

A molécula foi testada em ratinhos obesos e os resultados foram animadores, revelando que o composto é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue e, ao mesmo tempo, diminuir o peso corporal. Para chegar a esta conclusão, os investigadores dividiram os ratinhos em dois grupos, alimentados com dietas diferentes. Um dos grupos seguiu uma dieta normal e o outro foi submetido a uma alimentação rica em gorduras, o que fez com que os ratinhos que o integravam se tornassem obesos e reduzissem a sua tolerância à glicose – um dos sinais clínicos do estado de pré-diabetes.

O próximo passo dos investigadores consiste na análise dos resultados do tratamento a longo prazo e na compreensão do modo de ação da molécula, que ainda continua por descodificar. Caso comprovem a eficácia do composto, o aparecimento de um comprido que ajude a controlar a diabetes e a obesidade, ao mesmo tempo que simula os efeitos do exercício físico, pode estar mais perto do que nunca.

O estudo dos investigadores da Universidade de Southampton foi publicado na revista Chemistry and Biology, do grupo Cell.

Fonte: Science Daily

Atualizado a:

você pode gostar também