Ouvir música pode ajudar pacientes submetidos a cirurgias

Ouvir música não é algo que por norma nós associamos às cirurgias, mas segundo especialistas, existe uma relação muito benéfica em determinados tipos de cirurgias. As pessoas que ouvem música antes, durante e depois da cirurgia ficam menos ansiosas, sentem menos dor e precisam de menos analgésicos. Esta é a conclusão a que chegou um estudo publicada na revista médica The Lancet.

Depois de rever estudos anteriores que envolveram quase sete mil doentes, Catherine Meads, do Grupo de Investigação em Economia da Saúde na Universidade de Brunel, no Reino Unido, concluiu que ouvir música antes, durante e depois de uma cirurgia ajuda a diminuir a ansiedade, aumentar a satisfação com o tratamento e a ter menos dores.

Os investigadores compararam o efeito da música nos pacientes com os cuidados convencionais ou com outras intervenções que não incluíssem o uso de drogas, como as massagens, na recuperação de adultos em pós-operatório.

Para as autoras do estudo, os pacientes devem poder escolher o tipo de música que querem ouvir, mas a sua administração deve ser adaptada às necessidades médicas e da equipa, já que a música não deve interferir na comunicação da equipa cirúrgica.

Atualizado a:

você pode gostar também