Voz de familiares ajuda a sair do coma

A voz de pessoas queridas pode ser um estímulo fundamental para um paciente recuperar do estado de coma. Um estudo norte-americano demonstrou que este som familiar pode ajudar a despertar a parte adormecida do cérebro.

“Será que me ouve?”. São muitos os familiares e as pessoas próximas de doentes em coma que colocam esta questão. A investigação realizada pela unidade hospitalar Northwestern Medicine and Hines VA Hospital, nos Estados Unidos da América, procurou esclarecer esta dúvida e pediu a membros da família de pessoas em coma que gravassem histórias de família que os pacientes recordassem. Os pacientes em coma ouviram os registos quatro a seis vezes por dia, durante pelo menos seis semanas, através de um equipamento com auscultadores.

O estudo, publicado no jornal Neurorehabilitation and Neural Repair, contou com a participação de 15 pacientes que sofreram traumatismos cranianos severos e que se encontravam em estado comatoso. O tratamento foi aplicado, em média, 70 dias após o acidente que os deixou naquele estado – a maior parte deles rodoviários – e os doentes que o seguiram recuperaram a consciência significativamente mais depressa do que aqueles que não ouviram as histórias.

De acordo com Theresa Pape, neurocientista e uma das autoras principais do estudo, os especialistas acreditam que “ao ouvir essas histórias através de parentes e pessoas próximas, as vozes entram nos circuitos cerebrais responsáveis pelas memórias de longo prazo”.

Como resultado deste processo, os pacientes em coma acordam mais facilmente, tornam-se mais atentos ao ambiente que os rodeiam e começam a responder a conversas e instruções. Como a neurocientista refere, esta simulação “é o primeiro passo para a recuperação da consciência”.

Este tratamento centrado nas vozes de familiares também pode trazer benefícios aos próprios parentes, dando-lhes uma sensação de utilidade e a oportunidade de fazer parte do tratamento e da recuperação do seu familiar.

Atualizado a:

você pode gostar também