Para que serve a Vacina BCG?

A vacina BCG serve para proteger a pessoa contra a doença tuberculose que já causou inúmeras mortes no passado e que é ainda uma doença perigosa.

A BCG protege o sistema imunitário de ser acometido por principalmente tuberculose, sobretudo as formas mais graves, nos primeiros 5 anos de vida.
Trata-se de uma única injecção intradérmica, administrada geralmente na parte superior do braço direito. Mas em alguns países é administrada na parte superior do braço esquerdo.

O BCG é armazenado em forma de pó, que passa a ser misturado com uma substância diluente antes de ser administrada a injecção.
Os bebés podem ser vacinados quando pouco depois de nascerem ou em qualquer altura, desde que seja antes dos 23 meses de idade. Se alguma pessoa no entorno onde a criança vai permanecer tiver tuberculose é muito importante que ela seja vacinada o mais breve possível.

vacina bcg

O que acontece depois da injecção da vacina BCG?

Reacção normal à aplicação da vacina BCG:

Após ser administrada a vacina é normal que surja uma pequena inflamação no local onde foi dada a injecção, bastante semelhante ao da picada de mosquito. Esse efeito colateral deverá desaparece após cerca de 30
minutos. Mais tarde vai surgir outro desconforto, cerca de duas semanas depois, vai surgir uma ferida vermelha com aproximadamente de 10 mm de diâmetro.

Essa ferida vai ficar presente por cerca de 2 semanas e depois irá sarar. Após a ferida curar vai ficar uma pequena cicatriz, ela vai permanecer e será um sinal de que a criança foi vacinada de forma efica e efetiva com a BCG contra a tubercolose.

Os progenitores que acompanhem a criança devem ser informados pelo médico ou enfermeiro de que isto vai ocorrer e que, desde que essa lesão não aumente ou cause dor, não há qualquer motivo para preocupação sendo tudo normal.  É recomendado deixar essa ferida descoberta e nunca esfregar ou aplicar qualquer tipo de medicamento na ferida.

Reacção grave à vacina BCG:

Por vezes podem surgir casos em que ocorra uma inflamação local com reacção grave, inchaço na região axilar ou perto da zona do cotovelo, ou até mesmo um abcesso profundo.

Caso essa reacção permaneça localmente, não será necessário qualquer tratamento. No entanto, caso apareçam úlceras grandes, já é recomendado que consulte um médico, porque certamente será necessário que seja feito um tratamento antibiótico com penicilina oral ou eritromicina. No caso de haver gânglios linfáticos a soltar pus, o paciente será transferido para uma unidade sanitária com mais recursos e mais especializada.

É importante ter em conta que em caso de não aparecer uma cicatriz no local onde foi administrada injecção com a vacina BCG no prazo máximo de 6 semanas após a vacinação com BCG é sinal de que a vacina não foi eficaz e é conveniente que seja repetida a injecção.

A vacina BCG deve ser evitada e não deve ser administrada em crianças com sinais e sintomas de SIDA (suspeita de infecção com o HIV). No caso das crianças com baixo peso à nascença ou prematuridade não são contra-indicações para a BCG.

Todas as outras vacinas podem ser dadas às crianças com SIDA, não há contra-indicação, mas a vacina BCG não deve ser administrada. É importante que seja seguido o plano de vacinação para prevenir que a criança seja acometida pelas diversas possíveis doenças do seu entorno.

Recomendamos que leia também:
Bebé com febre, o que pode ser?
Sintomas de pneumonia, causas, curas, tratamento e prevenção!
Reforçar o sistema imunitário e aumentar a proteção do organismo

 

Agora já sabe para que serve a Vacina BCG e a sua importância para proteger o organismo contra a tuberculose.

Atualizado a:

você pode gostar também