Será um problema de integração sensorial?

O seu filho/aluno não gosta de ser tocado ou procura constantemente o toque? Corre demasiados riscos e passa a vida a ir contra objetos? Tapa os ouvidos, grita ou chora quando existe muito barulho? Só gosta de atividades com movimento? Não tolera atividades com movimento? Mostra pouca ou nenhuma reação a estímulos, incluindo a dor e extremo calor ou frio? Reage demasiado a estímulos? Chora ou fica incomodado com as etiquetas ou a textura da roupa?

A integração sensorial é um processo neurológico, através do qual o cérebro organiza as informações vindas do nosso corpo e do ambiente, de modo a que o nosso corpo tenha respostas eficientes ao ambiente. Os nossos sentidos dão-nos informação sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente à nossa volta. Essas sensações dirigem-se ao cérebro e quando isso acontece de forma organizada, o cérebro usa essas sensações para formar perceções, comportamentos e aprendizagem. As nossas capacidades de processamento sensorial são usadas para a interacção social; o desenvolvimento de capacidades motoras e para a atenção e concentração.

problema de integração sensorial

Quando uma criança tem dificuldades no processamento sensorial, isso irá afetar todas as áreas da sua vida. Essa dificuldade caracteriza-se pela incapacidade do cérebro processar informações eficientemente e é chamada de disfunção da integração sensorial (DIS). A disfunção acontece quando o processo recíproco de entrada ou a organização da resposta e a saída desta é interrompido ou não acontece corretamente. Correr, saltar, escrever, ler exige uma boa capacidade de integração sensorial.

Se há um problema na integração sensorial, este interfere directamente no processo de aprendizagem o que acaba por causar dificuldades comportamentais com consequência no desempenho do seu filho/aluno na sala de aula.

A criança com Disfunção na Integração sensorial pode apresentar vários sintomas tais como: não gosta de ser tocado ou procura constantemente o toque; corre demasiados riscos indo contra objetos por exemplo; tapa os ouvidos, grita ou chora quando existe muito barulho; só gosta de atividades com movimento ou não tolera; mostra pouca ou nenhuma reação a estímulos, incluindo a dor e extremo calor ou frio, ou reage demasiado; chora ou fica incomodado com as etiquetas ou a textura da roupa.

Para que a criança com disfunção na integração sensorial consiga ter sucesso nas suas ocupações do seu dia-a-dia, é essencial uma avaliação o mais precocemente possível e a intervenção de um Terapeuta Ocupacional.

Artigo da autoria de Margarida Sabino, Terapeuta ocupacional – www.faleconnosco-saude.pt

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