Morango – Visto por um especialista em nutrição.

O morango é um fruto que tem origem Europeia, pertencendo à família das rosáceas (onde se destacam, igualmente, as rosas, maçãs, cerejas e pêras), tendo como nome científico Fragaria vesca var. hortensis. Apesar de existirem cerca de 600 espécies de morangos, estes são conhecidos, vulgarmente, por serem um fruto rasteiro, com uma superfície revestida de pequenas sementes amarelas e uma coroa de folhas no topo.

Conhecido pela sua cor avermelhada, aspeto suculento e sabor ligeiramente ácido é das frutas mais apreciadas no mundo, sendo, igualmente, utilizada em diversos pratos e refeições ou apenas como motivo de decoração de sobremesas.

Informação Nutricional do morango:

Com apenas 29 kcal por cada 100g, o morango é uma fruta com uma quantidade moderada em fibras (2g), mas rica em ácido fólico 47(µg), vitamina C (47mg), fitonutrientes e alguns ácidos orgânicos. Para além disso, é rico em alguns minerais como o potássio (138mg), cálcio (25mg) e magnésio (10mg). Rico em água, a sua frescura e doçura, proveniente dos 5,3g de Hidratos de Carbono presentes na sua constituição sob forma de açúcar natural, fazem com que seja a opção número 1 no que diz respeito ao consumo de fruta.

Propriedades Nutricionais e Bem-estar Físico e Psicológico:

Apesar de pequeno, o morango é excelente para o corpo devido à sua riqueza nutricional. Este irá promover a desintoxicação do corpo através das suas propriedades tonificantes, diuréticas e laxantes, para além de facilitar a função de órgãos anexos como o fígado e a vesícula, responsáveis pela eliminação de produtos tóxicos e gordura. Por outro lado, permite uma “limpeza” do sangue, estimulando a ação anticoagulante, anti-inflamatória e a estabilidade das células sanguíneas.

O consumo desta fruta irá permitir o alívio de sintomas tão desagradáveis como a tensão pré-menstrual ou até mesmo as dores menstruais. Os 25mg de cálcio que possui cada 100g deste fruto, são suficientes para fortalecer ossos, cabelo e pele – tornando estes últimos mais brilhantes e saudáveis. Sem esquecer que permite um melhor controlo da tensão arterial, conferindo-lhe uma gestão do stress.

Desvantagens do Consumo do Morango:

Muitas pessoas apresentam reações alérgicas aquando do consumo deste fruto, tendo sintomas pós-consumo de irritação da pele, dores de cabeça, dilatação da zona bocal, entre outros.

Como Conservar o Morango:

O Morango deve ser consumido pouco tempo após a compra, uma vez que estes são muito perecíveis. Caso deseje conservá-los para uma data próxima, coloque-os no frigorífico logo após a compra. Certifique-se que a embalagem e os frutos não estão danificados, muito amadurecidos ou com bolor.

Fonte: Ana Vaz, nutricionista

O ideal é comer morangos sempre bem frescos, para isso o é ótimo que quem tenha espaço possa cultivar morangueiro em casa e dessa forma poder comer morangos acabados de colher, repletos de toda a qualidade.

Atualizado a:

você pode gostar também