Benefícios das nozes para o organismo humano

Conheça tudo o que um nutricionista tem a ressaltar sobre a noz!

Benefícios das nozes para o organismo humano
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Que o consumo de nozes é bom para a saúde humana já muitas pessoas sabem, tal como acontece com outros frutos secos, a noz é um alimento que aporta diversos benefícios para o nosso organismo.

É sabido que, desde há vários milénios, a noz faz parte da típica dieta mediterrânea, tão elogiada pelos seus efeitos benéficos sobre a saúde em geral e do coração em particular.

vantagens das nozes

Vamos enumerar aqui as características dos nutrientes que se encontram presentes nas nozes e quais os benefícios que esses nutrientes tem para a saúde humana:

Gorduras: Constituem mais de três quintos do peso da noz (61,9%). As gorduras da noz são formadas na sua maioria por ácidos gordos insaturados, com abundância de polinsaturados, além de lecitina. Entre os ácidos gordos da noz, há que salientar os seguintes:

Linoleico: Trata-se de um ácido gordo essencial, de que o nosso organismo não pode prescindir, especialmente durante a infância. Reduz o nível de colesterol e intervém na formação do tecido nervoso e na produção de anticorpos. Com os seus 31,8 gramas de ácido linoleico por cem gramas, as nozes são um alimento rico neste ácido. A carne de vaca, por exemplo, possui unicamente 0,58% de ácido linoleico, isto é, 54 vezes menos que as nozes.

Linolénico: Este ácido gordo pertence à série omega-3, como aqueles que se encontram no peixe. Reduz o nível de colesterol e de triglicéridos no sangue, evita a formação de trombos dentro dos vasos sanguíneos e trava os processos inflamatórios.

Hidratos de carbono: No que respeita a hidratos de carbono as nozes tem uma vantagem essencial, é que a noz é o fruto seco oleaginoso menos rico neste nutriente, ou seja, o que menos hidratos de carbono tem na sua composiçao. Do ponto de vista químico trata-se de oligossacáridos (dextrinas) e uma pequena quantidade de açúcares (sacarose e dextrose). Este facto faz com que as nozes sejam um alimento muito bem tolerado pelas pessoas que sofrem de diabetes.

Proteínas: A noz na sua composição pode conter até 14,3% de proteínas de boa qualidade biológica. Sendo uma realidade que estas são um pouco deficitárias no aminoácido essencial metionina, mas que pode com facilidade ser resolvido combinando-as com cereais que são muito ricos em metionina. Estudos apontam que a mistura de nozes e cereais (pão, por exemplo) proporciona proteínas completas de uma qualidade igual ou superior às que a carne pode fornecer.

Vitaminas: Este fruto seco é uma considerável fonte de vitaminas B1, B2, B3 (niacina) e principalmente B6. A noz é um dos alimentos mais ricos que existem em vitamina B6, também chamada piridoxina. Somente o gérmen de trigo e determinados peixes, como a sardinha ou o salmão, igualam ou ultrapassam a noz em vitamina B6. Já no caso da carne e a maioria dos peixes possuem apenas metade ou um terço daquela que existe nas nozes em termos proporcionais. A vitamina B6 intervém no bom funcionamento do cérebro, assim como na produção de glóbulos vermelhos do sangue.

Minerais: A noz é um alimento bastante rico em fósforo e potássio, enquanto que é pobre em sódio, o que favorece o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Contém também uma boa quantidade de ferro, de magnésio e de cálcio. As nozes são uma das melhores fontes de oligoelementos. Estes minerais encontram-se em quantidades muito pequenas no nosso organismo, e desempenham numerosas funções, algumas das quais ainda desconhecidas. São especialmente ricas nos seguintes:

Zinco: Possuem 2730 µg (=2,73 mg) de zinco por cada 100 g, quantidade esta superior à de todas as carnes e peixes, com excepção do fígado.

Cobre: Nas nozes encontram-se 1390 µg (=1,39 mg) de cobre por cada 100 g, quantidade superior à da maior parte dos alimentos vegetais e animais. Este oligoelemento facilita a absorção de ferro no intestino, e contribui para evitar a anemia.

Manganésio: Deste oligoelemento a noz possui 2900 µg (=2,9 mg) por cada 100 g. A carne, o peixe, os ovos e o leite são pobres em manganésio. O manganésio é necessário para as funções reprodutoras, e a sua deficiência produz esterilidade em ambos os sexos.

A ingestão de nozes tem diversos benefícios para a saúde e pode ser acompanhada com outros alimentos.

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