Combater o inchaço por síndrome pré-menstrual

Problemas relacionados com o síndroma pré-menstrual.

Todos os meses, na semana que precede o período, pode ter a sensação de estar a ficar inchada. Mais ou menos forte, esta sensação de congestão observa-se nomeadamente ao nível do ventre. Explica-se, entre outros factores, pelo aumento de estrógeneos em circulação que, actuando a vários níveis, dão origem a retenção de líquidos, mais ou menos marcada, dependendo dos casos.

Se isto é muito incómodo pode, neste período e mediante prescrição médica, utilizar um diurético que ajudará a eliminar o excesso de líquido retido. Por outro lado, o síndroma pré-menstrual complica-se muitas vezes por falta de cálcio e magnésio, o que pode provocar verdadeiras crises de bulimia. Estas poderão ser minimizadas com o suplemento dos referidos elementos.

A solução através da homeopatia

A fitoterapia: para estimular o fígado e a vesícula biliar, recorra aos extractos de rabanete negro ou Radis Noir, do laboratório Phytoceutic. Tome uma ampola diária, durante 20 dias.
Para estimular e regularizar o sistema hormona, Onagra – Multivital, do laboratório Nachtkerze. Tome uma cápsula diária.
O anis verde e a erva-cidreira acalmam as dores abdominais. Contra o nervosismo, tome três vezes por dia infusões de espinheiro, de tília, de passiflora ou de valeriana. A salva regula as secreções hormonais e a raiz do funcho é diurética.

 

Actividade física a adoptar

A massagem: quando o seu ventre incha e se torna doloroso, faça-lhe uma massagem. Coloque as palmas das mãos sobre a parte baixa situada à direita do abdómen e apoie suavemente. Suba lentamente e depois volte a descer descrevendo um movimento circular.
Para aumentar a eficácia desta massagem, aplique um creme adelgaçante e desinfiltrante que contribuirá também contra a retenção de água.
Os seus desregramentos hormonais tornam-na nervosa e irritável? Para evitar as mudanças de humor, muitas vezes responsável por fomes caninas, pratique uma actividade física regular, como a marcha rápida ou a natação.

 

inchaço por síndrome pré-menstrual

Regime alimentar

Para eliminar a flacidez, evite os excessos de sal, que é o principal responsável pelas retenções hídricas, assim como os legumes que favorecem a fermentação intestinal. Para combater a sua tendência para a bulimia, reparta as suas refeições e opte por alimentos que lhe transmitam um sensação duradoura de saciedade.

Pequeno-almoço: Três colheres de café de pó de chocolate sem açúcar, a diluir numa tigela de leite magro; um tosta; uma compota.
Meio-manhã: Um iogurte; uma banana.
Almoço: Salada de alface com uma colher de molho-vinagrete aligeirado; um prato de massas com ovos e molho de tomate.
Lanche: Um punhado de frutos oleaginosos fornecedores de magnésio, como as amêndoas e as nozes.
Jantar: Sopa de legumes sem batata; um peito de frango acompanhado de legumes ricos em magnésio como as acelgas, os espinafres ou a abóbora-menina.
Ao longo do dia. a intervalos regulares, beba em pequenos goles um litro e meio de água mineral, rica em minerais como o magnésio e o cálcio.

Recomendamos que leia também: Drenagem Linfática Manual: muito mais do que uma massagem

Sugestões complementares:

• Caryatide de Lierac

Cada zona do corpo tem as suas características e necessidades próprias. Este tratamento específico para adelgaçar e corrigir a flacidez na zona abdominal, à base de oligoelementos com propriedades reestruturantes e activos vegetais de acção drenante e anti-celulite.

• Minceur Plus de Phytomer

Este produto associa as propriedades drenantes e lipolipídicas dos princípios das algas a uma selecção de plantas, contribuindo para atenuar as sobrecargas gordas localizadas e eliminar os grânulos de celulite. Na sua composição encontra-se, além das algas marinhas, a Centella Asiatica, a Palmaria Palmata, Papaia, chá virgem e bagaço de uva. A marca sugere dois comprimidos por dia para obter um óptimo resultado. É contra-indicado em pessoas com alergia ao íodo ou grávidas.

Já conhece melhor como lidar com o inchaço por síndrome pré-menstrual!

Atualizado a:

você pode gostar também