Copo de menstruação – alternativa ecológica e natural

Atualizado a:

O Mooncup ou Copo de menstruação é uma alternativa  aos tradicionais pensos e tampões de celulose.

Como é feito feito de silicone medicinal, este copo em forma de sino invertido permite recolher o fluxo menstrual sem perdas e/ou odores, pois o copo adapta-se perfeitamente às paredes vaginais.
Como o copo de menstruação, tem uma capacidade de 30 ml, +/-  um  terço de todo o fluxo produzido durante a menstruação,  é provável que seja necessário mudá-lo com menos frequência do que pensos e tampões.

Além disso e porque o Mooncup é naturalmente reutilizável, não é preciso preocupar-se com o facto de ter que levar pensos ou tampões para todo o lado e assim contribuirá para a preservação do ambiente.

Porque utilizar Mooncup? É seguro?

Sim é seguro. O Mooncup não contém qualquer gel absorvente ou desodorizante ou branqueadores,e assim sendo,  não interfere com o delicado ambiente vaginal. A sua superfície contribui para que as membranas mucosas e a parede vaginal levem a cabo a suas funções básicas de limpeza e protecção.  O copo de menstruação não absorve as defesas naturais, nem deixa fibras na parede vaginal.

Para a sua segurança, Mooncup está produzido de silicone medicinal não alergénico, pelo que não causa nenhum tipo de irritação e é inclusive apropriado para mulheres com alergia a produtos de látex. O Mooncup limpa-se esterilizando-o ou através de uma simples lavagem com sabão neutro.

E é fácil de usar?

Quando inserido correctamente o Mooncup é tão cómodo que se esquecerá que ele existe, tal e qual um tampão.Claro que poderá demorar algum tempo, até  que obtenha uma certa prática e encontrar o ângulo e a posição adequada para si.  Depois disto, a sua utilização , é muito simples:

  1.  esvaziar
  2. enxaguar
  3.  secar
  4.  é já está pronto para usar.

Pode usar o Mooncup durante a noite e para praticar desporto (inclusive natação).

Ainda não está convencida?!

É natural que, de início, esta nova  ideia de utilizar o Mooncup, não seja totalmente atractiva. De facto, a maioria de nos cresceram numa  época em que não existe nenhuma alternativa aos produtos de higiene feminina, descartáveis e isto contribuiu para a forma como pensamos sobre o período e a menstruação.

Fica o  desafio experimentar ideias novas e em especial se as suas vantagens são tão importantes que é impossível ignorá-las. Sem dúvida a melhor forma de se convencer é experimentar.

você pode gostar também