Bulimia e Anorexia – conheça as diferenças

Saiba mais sobre as doenças Bulimia e Anorexia.

Atualizado a:

A Bulimia e a Anorexia são duas doenças caracterizadas por uma desordem total na área da alimentação. São vários os fatores que influenciam uma pessoa a se submeter a uma dieta rigorosa e mal feita simplesmente porque se enxerga como mais gorda do que é ou porque sofre depressões e transtornos que as leva a tomar tais decisões.

Os distúrbios alimentares daqueles que se rendem pode vir a ter consequências graves e até mesmo levar à morte. Tais mudanças na alimentação ocorrem igualmente em homens e mulheres, mas os casos mais comuns são de mulheres, que são as mais propensas a sofrer com estas doenças.

Como em qualquer doença psicológica que influencia nossos atos, a bulimia e a anorexia nos apresentam um quadro em que a pessoa nutre um ideal de si mesmo e tenta de tudo para alcançá-lo, frustrando-se excessivamente por não conseguir este objetivo.

Esse desfoque entre o imaginário e o real nos mostra que essas pessoas estão com o pé fora do chão; os sensatos sabem a justa medida de sua alimentação e como anda seu corpo, amam-se e sabem que a melhoria no peso e/ou de sua estética pode ser feita de forma simples, prazerosa e até divertida.

O que é a Bulimia?

A bulimia ocorre quando a pessoa se vê exageradamente gorda, não está satisfeita com seu corpo e depende todo o tempo de comida. Se dá em contraste com os períodos em que a pessoa tem uma tendência a comer em excesso, por impulso, mas depois induz voluntariamente o vômito e ingere laxantes ou diuréticos, pois sente-se culpada depois de comer.

Os bulímicos também sentem vontade de comer coisas doces demais e têm tanta ansiedade que acabam por fazê-lo de forma compulsiva e depois vomitam. Além disso, abusam de diuréticos ou laxantes, e isso desencadeia e provoca mais problemas: desidratação, alterações menstruais (nas mulheres), aumento de peso, cáries dentais, mudanças bruscas de humor, cólicas abdominais e no estômago, problemas digestivos, anemia, e outros.

O que é a Anorexia?

Por outro lado, na anorexia se perde peso muito rapidamente e estas pessoas, em vez de gordas, vão emagrecedendo, emagrecendo, até ficarem extremamente finas, e não comem por medo terrível de aumentarem de peso.

Realizam uma série de dietas prejudiciais à saúde, e o único objetivo delas é ser magra; têm um temperamento ruim o tempo todo e vivem obcecadas por atividades físicas que prometem gastar caloria e perder peso, porque os aneróxicos são apavorados com a simples idéia de aumentá-lo.

O impacto da anorexia nas mulheres é que las tendem a ter períodos longos (de até 3 ou 4 meses) sem menstruar, sentem dores abdominais, têm vômitos, diminuição de potássio, arritmia cardíaca, sede excessiva, desidratação, dor abdominal, e outros.

você pode gostar também