A importância do exercício físico para assegurar uma vida saudável
Temos vindo a salientar em vários artigos a importância do exercício físico para assegurar uma vida saudável e fundamentar as bases de um envelhecimento com qualidade, pois até para envelhecer bem é necessária sabedoria para fazer escolhas corretas.
No artigo desta edição venho partilhar o que aprendi quando ainda era criança e que foi para mim uma grande lição. Quando andava no ensino primário, lembro-me claramente do dia em que aprendi as bases das equações fracionárias. A professora ensinou a matéria à turma e logo em seguida deu-nos uma série de exercícios para praticar. Muitas vezes deparávamo-nos com um exercício que não conseguíamos realizar.
Como bons alunos do ensino primário, pegávamos nos lápis com muita força e mesmo que apagássemos os nossos erros, as marcas da nossa escrita permaneciam na página, quando não passavam para a página seguinte! Vezes sem conta apagávamos os erros e voltávamos a fazer todos os cálculos desde o início, mas, como o registo já estava impresso na folha pela força que colocávamos no lápis e da nossa falta de jeito em apagar os erros, voltávamos a cair na mesma situação. Isso repetia-se constantemente, mas a nossa professora era paciente e experiente.
Sabia que os nossos cálculos estavam corretos e que só errávamos pelo facto de voltar a copiar aquilo que já tínhamos apagado. Entretanto, tudo se alterava quando ela nos dava uma nova folha em branco. Aí, voltávamos a fazer os cálculos das equações fracionárias e o resultado final era correto.
Talvez o leitor tenha tentado corrigir o seu estilo de vida e, desta forma, prolongar a sua saúde. Entretanto, os velhos hábitos poderão estar bem vincados na sua vida, como estavam as minhas tentativas de resolver as operações fracionárias. Neste caso, não é fácil corrigir os erros e utilizar linhas corretas, pois os traços e rabiscos já lá estão.
Estamos no início de um novo ano. É como se tivesse uma nova folha de oportunidades, em branco, diante de si, tal como a minha professora fazia.
Há cerca de 20 anos era um grande investimento frequentar um ginásio, ou um complexo com piscinas em condições.
Nos dias atuais tem surgido uma série de opções ao alcance de todos, para a prática saudável do desporto, sem custo adicional. Em Portugal Continental e nas Ilhas, contamos com 1627,413km de ecovias, ecopistas e ciclovias totalmente disponíveis para o público em geral. Em complemento, a maior parte destas vias contam com zonas de máquinas de exercícios com instruções de uso, zonas de descanso e uma paisagem agradável para a higiene mental, que também é de grande relevância para o bem-estar total.
Aproveite essa oportunidade! Nunca é demasiado tarde para cuidar da sua saúde. Permita que a boa prática de exercício físico mude o seu estilo de vida e traga mais vigor, saúde, independência e autonomia para o seu dia-a-dia.
Atualizado a: