Conheça os sintomas de problemas no fígado

Veja quais são os sintomas que indicam a existência de algum problema no fígado!

Os sintomas de problemas no fígado devem ser levados a sério e deverá procurar ajuda médica para evitar a evolução do problema.

Os primeiros sinais de que algo está mal com o fígado geralmente são a dor abdominal do lado direito e um inchaço anormal da barriga. É também bastante comum ocorrerem outros sinais como cor amarelada na pele e nos olhos e urina escura, de cor fortemente amarelada.

Uma das causas comuns do surgimento de problemas no fígado é o excesso de gordura nele, isso ocorre principalmente nas pessoas que tem excesso de peso ou que raramente praticam atividade física. Outras causas muito comuns são o excesso de álcool, o uso abusivo de medicamentos e doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.

Outros sinais ou sintomas muito comuns que podem indicar problemas no fígado são:

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira generalizada;
  • Boca seca ou Gosto amargo na boca;
  • Pode haver diarreia;
  • Enjoo e vômito;
  • Falta de apetite;
  • Cansaço fácil;
  • Aumento de peso;
  • Fezes amareladas, cinzentas, negras ou sem cor;
  • Facilidade em ficar com manchas roxas na pele;
  • Vasinhos na pele;
  • Aumento da mama nos homens, também chamado de ginecomastia;
  • Diminuição das plaquetas do sangue.

Quando detectados alguns destes sintomas, é importante que a pessoa procure a ajuda de um médico para investigar a causa do problema e dar seguimento ao inicio do tratamento mais adequado.

sintomas de problemas no figado

Explicando melhor os sintomas de problemas no fígado:

Náuseas

É geralmente o primeiro sintoma e um dos mais evidentes de um problema no fígado. A pessoa sente-se mal depois de comer ou inclusive, sente o estômago pesado, náuseas, enjoos, podendo culminar em muitos casos nos vómitos.

Na realidade não é um motivo importante de alarme, já que estes sintomas podem estar associados a diversos problemas e pode não indicar precisamente um problema hepático. Contudo, sendo um sintoma comum, se as náuseas forem repetitivas e acompanhadas de outros sintomas citados aqui, o ideal é procurar um médico com urgência.

Dor na parte superior do abdómen (barriga)

A dor no fígado é normalmente sentida na parte superior lateral do abdómen, justamente debaixo das costelas, podendo muitas vezes estender-se para as costas, o que causa em muitas situações inflamação ou inchaço abdominal. É comum acontecer que, associados à dor surjam outros sintomas de ardor e febre, porém, deverá consultar um médico porque existem outros problemas que causam os mesmos sintomas, por exemplo, a inflamações na região ou cólicas biliares.

Icterícia

A icterícia é a designação de um sintoma que consiste na descoloração da pele do corpo do paciente para um tom amarelado muito característico. Este transtorno da cor da pele manifesta-se tanto no rosto como no resto do corpo da pessoa. Este efeito ocorre devido ao excesso de bilirrubina (bílis) no organismo e no sangue do paciente, causado por um problema no fígado. Este é um dos sintomas iniciais mais característicos, associado principalmente a uma hepatite contagiosa.

Fadiga e debilidade

Quando uma pessoa sofre um problema no fígado, é muito comum que se senta mais cansada, esgotada e sem apetite. Em determinadas situações os sintomas podem ser associados a outros fatores e não é dada a devida importância. Porém, é importante mencionar que, quando estes sintomas se tornam contínuos ou muito frequentes, quando a falta de apetite e esgotamento ou cansaço é constante, deverá desconfiar de um problema mais grave, e procurar ajuda médica.

Febre

Em muitos casos aparece uma dor na barriga, a pessoa sente inchaço, sente-se pesada e muito cansada. Perante estes sintomas, deve verificar a temperatura, e caso haja febre, ela pode ser um sinal de inflamação ou infecção. Nessas situações, é importante que não descuide nem ignore os sintomas.

Fezes claras

Caso note os sintomas já citados, é importante que observe a cor das suas fezes. Se estas apresentarem uma cor bastante clara, e associando aos demais sintomas, poderá estar perante um problema de fígado, ou, também uma situação de cólon irritável que geralmente está indiretamente associado a problemas hepáticos.

Coceira ou comichão no corpo

Este é um sintoma que aparece por causa da acumulação de bílis  por baixo da pele. É comum sentir comichão e muito desconforto na pele, isto acontece porque o sangue reage à acumulação de toxinas que o fígado deixou de filtrar.

Sangramentos e hematomas

Trata-se de um sintoma de menor predominância, porém que pode ser associado a um problema hepático. O fato de sangrar muito e frequentemente pelo nariz, ou aparecerem hematomas sem saber de onde surgiram, pode estar relacionado com uma deficiência de proteínas, que pode ser consequência do mau funcionamento do fígado.

Doença hepática alcoólica

A doença hepática alcoólica causa normalmente sintomas como dor abdominal, icterícia e náuseas. Estes sintomas surgem nos casos de hepatite aguda decorrente da ingestão excessiva de álcool, ou, com maior frequência, nas fases avançadas da doença, quando o fígado já está bastante comprometido. Por esse motivo, as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas com bastante frequência devem fazer exames periódicos para avaliação do fígado.

A hepatite autoimune decorre de uma disfunção no sistema imunológico, com produção de anticorpos que agridem e destroem progressivamente as células do fígado, também cursam de forma silenciosa, apresentando sintomas somente quando existe maior dano ao fígado.

A cirrose biliar primária acomete as vias biliares dentro do fígado e se caracteriza por causar intenso prurido no corpo, com outros sintomas somente em fases avançadas da doença.

A esquistossomose, também conhecida como barriga d’água por desencadear formação de ascite (água na barriga) em fases avançadas, é causada pelo Schistossoma mansoni, que é um parasita de caramujos encontrados em lagoas. O parasita procura alojar-se no fígado, causando fibrose com endurecimento do órgão, muito semelhante à cirrose. Com a agravante se só apresentar sintomas nas fases mais avançadas de doença.

Sempre que o fígado sofre uma agressão aguda, podem surgir sintomas como mal estar geral, febre, dor no lado direito do abdómen junto às costelas, náuseas, vómitos, urina escura (colúria), fezes mais claras que o normal (hipocolia fecal) e um sintoma muito comum e evidente são os olhos amarelados (icterícia), portanto esses são sintomas de doença aguda no fígado que não devem ser ignorados nunca.

Alguns desses sintomas, como náuseas, icterícia e colúria, também é comum que apareçam em casos de hepatite aguda desencadeada por algum medicamento. Por esse motivo deve procurar um médico para a realização de exames que identifiquem a doença ou problema de saúde associado aos sintomas.

É importante referir que a maioria das doenças do fígado não causam sintomas na fase inicial, uma pessoa pode estar doente ou ter algum problema e não ter conhecimento disso, somente descobre a doença na sua fase inicial com a realização de exames de rotina. Podem ser efetuados exames de sangue para avaliação do estado do fígado, serem feitas as transaminases, ou exames de imagem, ou a ultrassonografia de abdómen, que mostram alguma alteração suspeita.

Exames de diagnóstico de problemas no fígado:

Para se fazer o diagnostico de problemas no fígado, deverão ser feitas análises ao sangue, sendo este exame em concreto chamado de hepatograma, que visa avaliar as funções do fígado a partir dos níveis dos seguintes elementos no sangue:

  • AST e ALT;
  • GGT, também chama de Gama GT;
  • Fosfatase alcalina;
  • Bilirrubina direta, indireta e total;
  • Albumina;
  • LHD;
  • INR e TAP ou TP;
  • 5′ nucleotidase (5’NTD);
  • LDH.

Em determinadas situações, o médico, além dos exames de sangue também pode requerer exames complementares como ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Tratamento de problemas no fígado

O tratamento de um problema no fígado depende muito das causas desse problema, porém os casos mais leves podem muitas vezes ser tratados apenas com alterações na alimentação do paciente. No entanto, nas situações de maior gravidade, também podem ser necessários tomar remédios para diminuir a inflamação, o colesterol, a glicemia e outros fatores que afetam o fígado.

Se sente os sintomas de doença ou problema no fígado é importante que converse com o seu médico e peça autorização para complementar o tratamento com remédios ditos caseiros que em muitos casos ajudam muito a limpar este órgão, como aqueles feitos com boldo, alface ou alfazema.

Alimentação para tratar o fígado

Quando alguém nota sintomas de problemas no fígado, é recomendado beber pelo menos 1,5 L de água por dia e procurar consumir alimentos de fácil digestão e de baixo teor de gordura, como é o caso de alimentos como peixe azul, carnes brancas, frutas, legumes, sucos naturais, queijos brancos e leite e seus derivados desnatados.

Outra atitude importante é a forma de confecionar os alimentos, deverá preferir alimentos cozidos, assados ou grelhados, evitando ao máximo frituras, refrigerantes, biscoitos recheados, manteiga, carnes vermelhadas, enchidos, charcutaria, chocolate e doces em geral, sendo também muito importante evitar o consumo de qualquer tipo de bebidas alcoólicas.

Para quem não sabe, o gastroenterologista é um médico especialista no tratamento das doenças do fígado, e ele deve ser consultado se os sintomas continuarem, mesmo após as alterações na dieta.

Atualizado a:

você pode gostar também