Voltar ao trabalho – Amamentação durante o horário laboral

Não há que renunciar à amamentação natural em exclusivo por ter que voltar a trabalhar.

Qualquer mãe pode extrair o seu leite e guardá-lo para que o ofereçam ao bebé na sua ausência. 
Para conseguir que o seu filho continue a alimentar-se apenas com o seu leite, basta que proceda a algumas extrações durante o dia, nas horas em que deveria amamentar o seu bebé.
Para proceder à recolha do leite é apenas necessário que tenha o equipamento necessário e alguma privacidade.
Compre uma bomba tira-leite manual ou elétrica pois têm um comportamento idêntico. A maior parte dos modelos tem incorporado um recipiente para guardar o leite. Quando a bomba não tem este extra, o leite pode bombear-se diretamente para uma bolsa estéril.
Caso proceda à extração de forma manual, o mais adequado é verter o líquido para um recipiente com uma abertura larga (tigela ou jarro de boca larga).
Evite manipular o leite de recipiente para recipiente pois deve expô-lo ao ar durante o mínimo de tempo possível.
Depois de retirar o leite para uma bolsa estéril, coloque-o num saco isotérmico com placa de gelo, para conservar o leite no local de trabalho e o transportar até casa. Antes de iniciar as manobras de extração, lave bem as mãos com sabão.
Para proceder à recolha do leite é apenas necessário que tenha o equipamento necessário e alguma privacidade

Como manter o leite:

Ao chegar a casa, pode guardar o leite no frigorífico em qualquer recipiente hermético apto para uso alimentar.
Se o congelar, faça-o nas quantidades necessárias para cada mamada, pois, após a descongelação, deve ser consumido de imediato e não pode ser de novo guardado.
Não esqueça que se o leite não for congelado só poderá conservá-lo entre 24 a 48 horas no frigorífico.

Conselhos para uma boa utilização:

Para que o leite não perca as suas propriedades, não aqueça o leite diretamente.
Retire o leite do frigorífico e deixe-o à temperatura ambiente. Em seguida, aqueça-o em banho-maria ou introduza o biberão dentro de um recipiente com água quente até atingir a temperatura desejada.
Sirva-o ao bebé em seguida.
Para manter uma boa higiene, lave com água e sabão todos os utensílios de modo a eliminar quaisquer restos de leite. Em seguida proceda à sua esterilização.
Se não tem um esterilizador, coloque todos os elementos (recipiente do leite, tetina e biberão) numa panela com água e deixe ferver cerca de 10 minutos.

A amamentação:

Para manter a amamentação e para que o seu filho possa desfrutar do prazer de mamar, pode amamentá-lo diretamente antes de sair de casa e no regresso.
As outras refeições devem ser-lhe sempre oferecidas pela pessoa que o cuida com o leite que extraiu do seu peito. Ao amamentar o seu bebé ele vai continuar a manter o vínculo que só a amamentação lhe proporciona.
É importante que durante os fins-de-semana continue a manter a rotina da amamentação. O seu filho vai agradecer-lhe.
* Utilize a sua redução de horário para poder amamentar o seu bebé. Esse período é dele. Não o utilize para outros fins.
(Pediatra Dra. Isabel Paz)

Atualizado a:

você pode gostar também