Porque aparecem manchas brancas nas unhas?

Lembra-se de ser pequeno, de aparecerem-lhe umas pequenas manchas brancas nas unhas e da sua avó prontamente lhe dizer: “Pois, isso é porque bebes pouco leite”? E é possível para ainda hoje acredite nisso, mas, sem desprimor para si ou para a sua avó, esqueça. Esse é apenas mais um dos muitos mitos em saúde. 

Na verdade estas manchas nas unhas têm o nome de leukonychia (ou leuconíquia, numa versão ´aportuguesada´) e são quase sempre perfeitamente inofensivas. Trata-se de apenas um sinal que indica uma alteração na estrutura da unha que, por norma, é causada por pequenos traumas, como bater com o dedo numa superfície dura ou excesso de pressão na unha causada quando faz a sua manicura, nomeadamente quando remove a cutícula.

manchas brancas nas unhas

A forma mais comum é a chamada leuconíquia punctata, que consiste em um ou mais pontos brancos na unha. Outras formas, como a estriada (faixas ao longo da unha), estão por vezes relacionadas com alterações hormonais e, a menos frequente, a total (toda a unha branca), pode sim ser uma manifestação de outras doenças como o vitiligo, uma consequência da toma de alguns tipos de antibiótico, ou simplesmente ser herdada.

Em qualquer dos casos, a mancha branca em si é perfeitamente benigna sendo que, na maior parte das vezes, desaparece em algumas semanas não se justificando qualquer tratamento.

Fonte: Medline plus

Atualizado a:

você pode gostar também