Qual é a sua idade fitness?

Todos nós sabemos que temos uma idade cronológica, que nos acompanha desde o dia do nosso nascimento, mas agora um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Trondheim, na Noruega, diz-nos que existe uma outra idade que pode ser medida e avaliada: a idade fitness.

Depois da idade cronológica e da idade biológica (que pode ser afetada pela genética, historial médico e estilo de vida), é chegada a altura de saber quantos anos tem o seu corpo, de acordo com os seus hábitos de exercício físico.

idade fitness

O conceito de idade fitness foi desenvolvido por investigadores noruegueses, que estudaram a aptidão física das pessoas e como ela se relaciona com o bem-estar ao longo dos anos. A nova contagem dos anos de vida é uma referência na previsão da longevidade e é determinada, principalmente, pelo VO2max, medida que mostra a resistência cardiovascular atual e a capacidade do organismo de absorver e utilizar o oxigénio (consumo máximo de oxigénio).

Esta medição permite fazer comparações com outras pessoas da mesma idade. Se o seu VO2max é abaixo da média, a sua idade fitness é mais velha do que a sua idade real; se for acima da média, passa-se o contrário: é mais novo do que a idade que está marcada nos seus documentos. Para termos uma noção mais precisa do que falam, os investigadores sugerem que um homem de 50 anos, por exemplo, pode ter uma idade fitness entre os 30 e os 75 anos.

 

Durante vários anos, a equipa norueguesa tentou desenvolver um método simples para estimar o VO2máx. Para tal, recrutaram quase 5 mil noruegueses com idades entre os 20 e os 90 anos e mediram a sua a sua capacidade aeróbia através de testes ergométricos (provas de esforço físico) e da análise de uma série de parâmetros de saúde que incluem o perímetro abdominal, frequência cardíaca e rotina de exercícios, entre outros.

Após as avaliações e com base nos dados do estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, os investigadores criaram uma calculadora online que determina a sua idade fitness. Para a descobrir, tem apenas de responder a algumas questões, nomeadamente a sua idade, sexo, perímetro abdominal e hábitos de exercício.

A boa notícia é que, ao contrário da idade cronológica, com empenho, determinação e algumas mudanças no estilo de vida, é possível inverter o ritmo do relógio e reduzir a sua idade fitness.

Atualizado a:

você pode gostar também