A água vista por uma especialista em Nutrição

A água é um elemento fundamental a todas as formas de vida, representando entre 45 a 75% do peso total do corpo humano (em função do sexo e idade, 60% no adulto).

Uma vez que a maior parte das reações que acontecem no nosso corpo ocorrem em meio aquoso, serve de veículo ao transporte de nutrientes, controla a temperatura corporal, regula a pressão sanguínea, é componente base de todos os sucos digestivos contribuindo para uma correta digestão e auxilia na rápida e eficaz eliminação de substâncias tóxicas produzidas pelo organismo através da urina (nomeadamente ácido úrico e ureia).

A todo o momento perdemos água, através da respiração, do suor, da urina e das fezes, daí a importância em repormos diariamente cerca de dois litros de água com vista a manter uma correta hidratação. Beba água de forma gradual ao longo de todo o dia (não beba os dois litros de uma só vez!), mesmo que não sinta sede, pois a sensação de sede é sinal de que o organismo já se encontra ligeiramente desidratado. Às refeições opte por beber pouca ou nenhuma água (máximo um copo de água), para evitar a distensão do estômago e o atraso na digestão.

agua

Por vezes as dores de cabeça estão associadas a estados de desidratação, bem como a sensação de fome, que muitas vezes camufla a sensação de sede. Sabe-se ainda que estados de desidratação, mesmo que moderada, pode afetar a função cognitiva ao nível da capacidade de concentração e memória a curto prazo.

Quando praticar exercício físico reponha o nível de hidratação, bebendo 500ml a um litro de água por hora de treino, em função do seu nível de transpiração e em dias mais quentes, reforce o consumo de água e esteja especialmente atento à hidratação dos mais pequenos (crianças) e dos mais crescidos (idosos/seniores)!

Para quem não gosta de água, as infusões quentes ou frias são uma excelente alternativa à água! Atenção que o café, o chá e as bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, aumentam a perda de água por parte do organismo!

Fonte: Ana Carolina Soares – Nutricionista e Nutricoach

Atualizado a:

você pode gostar também