Como anda a saúde da sua voz?

Se a impressão digital nos pode identificar, a voz pode revelar muito da nossa personalidade. É através dela que expressamos os nossos sentimentos, intenções e ideias. Há que, por isso, conhecer os fatores de risco das doenças da voz e protegê-la convenientemente. Saiba como.

Costuma estar atento à sua voz ou é daquelas pessoas que “fala pelos cotovelos” sem se preocupar com a saúde do seu aparelho vocal? A voz é um veículo de comunicação por excelência. Assume primordial importância nas relações sociais e na vida profissional sendo que, em determinadas profissões, apresenta-se mesmo como um instrumento de trabalho.

Assim, da mesma forma que um motorista precisa de aprender a conduzir, também um profissional que necessite da voz deveria saber como a mesma deve ser usada, para evitar o aparecimento de problemas.

saúde da voz

A voz é considerada muitas vezes como duradoura e infalível e só quando é alvo de alterações é que lhe damos o devido valor. Então, e se lhe disséssemos que existe um laboratório que permite, num só local e apenas numa consulta, fazer um check up completo do seu aparelho vocal e obter uma proposta terapêutica? Com o intuito de investigar, diagnosticar e tratar a voz de uma forma especializada e multidisciplinar foi criado, em 2009, o laboratório da voz, no hospitalcuf infante santo.

Maria Caçador, otorrinolaringologista coordenadora do laboratório, explica que esta unidade “tem o objetivo de oferecer uma avaliação científica completa da voz a todos os que apresentem alterações vocais ou que de algum modo não se identifiquem ou não estejam satisfeitos com a sua performance vocal”.

Devido ao detalhe e rigor com que estuda a voz, este laboratório está muito direcionado para determinados grupos profissionais, tais como cantores, atores, professores, advogados, telefonistas, operadores de call center e até de jornalistas. “Tal como um desportista não se deve preparar para uma prova importante sem treinador e médico a dar-lhe apoio, alguém que usa o aparelho vocal diariamente não devia fazê-lo sem visitar um otorrinolaringologista, de preferência num centro vocacionado para a voz”, adverte a responsável.

Apesar disso, qualquer pessoa pode, a dado momento da vida, deparar-se com patologias ou alterações da voz e da fala que exijam um acompanhamento especializado.

 

Os inimigos da voz

Já alguma vez parou para pensar se tem uma voz saudável e com qualidade? Antes de mais, é preciso ter em conta que ter qualidade vocal não significa simplesmente ter uma voz audível. Como Maria Caçador explica, “a força, a tonalidade e o timbre de voz são muito importantes para que a mensagem chegue aos outros”. E há muitos fatores que podem interferir nesse processo.

Atualizado a:

você pode gostar também