Guia para a utilização correta dos medicamentos

Seu medicamento e você: Um guia para utilização correta dos medicamentos.

A medicina moderna salva milhares de pessoas e melhora a qualidade de vida de inúmeros indivíduos que lutam contra doenças em todo mundo.
Quando utilizados adequadamente, os medicamentos atuais são capazes de prevenir, curar ou melhorar os desconfortos causados por vários distúrbios, como por exemplo problemas de coração, câncer, diabetes, tuberculose, pneumonia e doenças mentais.

Entretanto, os medicamentos só são benéficos se forem utilizados de maneira correta.
O sucesso de um tratamento depende do paciente seguir as recomendações do médico e farmacêutico e tomar medicação exatamente conforme foi indicado.

O que são efeitos secundários e reações adversas ao medicamento?

À despeito dos rigorosos testes de segurança realizados nos medicamentos pelos órgãos competentes, algumas drogas podem causar reações indesejáveis em determinadas pessoas.

Estes efeitos secundários são normalmente raros. Certas drogas interagem entre si e provocam efeitos maléficos. algumas vezes também, o medicamento pode provocar uma rara e perigosa reação alérgica, que pode ameaçar a vida.

Para proteger as pessoas que usam os medicamentos, os fabricantes fornecem todas as precauções para os médicos, farmacêuticos e pacientes, para que ele saibam como seus produtos devem ser utilizados.

Portanto, você deve estar informado de todo os benefícios e riscos que seu medicamento pode proporcionar. Para isto, você deve questionar e conversar abertamente com seu médico e farmacêutico.

Conversando com seu médico:

Quanto mais o médico souber sobre seu problema, mais fácil será para ele diagnosticar a doença e encontrar o tratamento adequado. Honestidade e exatidão são essenciais quando você fala com seu médico.

Segue abaixo sugestões de atitudes que você deve ter quando vai visitá-lo.

1 – Descreva seu sintoma e responda qualquer pergunta sobre este sintoma o mais claramente possível. Esta informação vai ajudar seu médico a decidir o tratamento adequado.
2 – Tenha certeza ao falar ao médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando, inclusive se for algo que você tome por conta própria, como por exemplo laxantes, vitaminas, analgésico, etc.
3 – Diga a seu médico sobre qualquer remédio que já tenha lhe causado algum efeito colateral
4 – Diga a seu médico se você costuma tomar bebidas alcoólicas, mesmo que em pequenas doses, pois alguns medicamentos não devem ser misturados com álcool..

Algumas perguntas que você pode fazer a seu médico…

1 – Nome da Substância.
2 – O que esta substância pode fazer por você. Como e quando tomar o medicamento.
3 – Por quanto tempo você terá que tomar o medicamento.
4 – Quais as precauções, se houverem, enquanto estiver usando o medicamento
(se deve evitar bebidas alcoólicas, outros medicamentos, evitar dirigir ou outra atividade
física).
5 – Quais as reações adversas que podem ocorrer, quais você deve informar ao seu médico e
o que você pode fazer para minimizar estas reações.
6 – Quanto tempo você deve esperar para informar ao médico que seus sintomas não
desapareceram.
7 – Se o medicamento pode ser repetido.

Falando com o farmacêutico:

Seguir a prescrição médica é sempre mais fácil se você solicitar a ajuda de um farmacêutico. O farmacêutico é um profissional capacitado para informá-lo sobre o medicamento, reações adversas e interações medicamentosas. O farmacêutico está sempre disponível para solucionar as suas dúvidas e tranquilizá-lo em relação a seu tratamento.

Recomendamos que leia também:

Medicamentos falsificados: Atenção aos medicamentos contrafeitos!

Fluconazol precisa de receita médica?

Fluoxetina precisa de receita medica?

Usando seu medicamento adequadamente e com segurança:

Para exercer suas funções benéficas, os medicamentos devem ser administrado exatamente como foram prescrito. Siga corretamente as instruções do seu médico. Por exemplo: alguns medicamentos não são eficazes se forem administrados na refeição, enquanto que outros devem ser ingeridos neste horário.

1 –  Diga a seu médico se novos sintomas ocorreram após ter iniciado o tratamento. Ele poderá, caso necessário alterar a dosagem diária ou até o medicamento.

2 –  Pergunte ao seu médico ou farmacêutico quando você deve terminar o tratamento, pois o tratamento interrompido pode ser perigoso à sua saúde.

3 –  Se você não tomou o medicamento adequadamente, fale com seu médico, pois falhas no tratamento podem acarretar em piora da sua saúde. Se o seu médico não souber que você não está tomando o medicamento, ele não entenderá porque os sintomas não desapareceram e poderá aumentar a dose do medicamento sem necessidade e por em risco a vida.

4 –  Fale com seu médico ou farmacêutico antes de tomar uma droga nova, se você já toma algum medicamento. Algumas associações medicamentosas podem ser perigosas. Antibióticos por exemplo nunca devem ser ingeridos com antiácidos. Sedativos e analgésicos não devem ser misturados com álcool.

5 –  Evite tomar medicamentos que sobraram sem antes falar com o seu médico ou farmacêutico. Algumas substâncias podem ser perigosas após perderem a validade.

6 –  Nunca dê seu medicamento para outras pessoas tomarem ou vice-versa. Apesar de alguns sintomas serem parecidos, as dosagens e o tipo de medicamento que cada pessoa necessita para se curar pode ser diferente. Somente o médico, após fazer o exame físico e testes laboratoriais poderá prescrever o medicamento adequado.

7 –  Não peça ao farmacêutico para lhe indicar um medicamento, pois ele é um profissional capacitado para informar sobre as drogas e não para prescrever.

8 –  Evite sujar ou manchar os rótulos dos medicamentos líquidos, pois eles contém informações importantes a respeito de como tomar o medicamento.

9 –  Evite esquecer ou tomar mais vezes do que o necessário seu medicamento.

10 – Leia várias vezes o rótulo do medicamento para ter certeza que está tomando corretamente. Nunca tome remédios no escuro e se você usa óculos, coloque os óculos antes de tomar o medicamento

Algumas recomendações para os pais:

Como pais, vocês podem ensinar a seus filhos a respeitarem e usarem os medicamentos corretamente.

1 – Ensinem a seu filho que ele deve tomar o remédio para melhorar a saúde. Ensinem-no também como usar de maneira segura e eficaz.

2 – Mesmo que seu filho já tenha idade para fazer o tratamento sozinho, certifiquem-se que o está fazendo de maneira adequada.

3 – Prestem atenção especial à quaisquer reações adversas que seu filho possa desenvolver em relação ao medicamento e avise o médico imediatamente caso ocorra. Nunca ajustem a dosagem do medicamento da criança sem antes falar com médico.

4 – Avisem as pessoas que cuidam de seu filho sobre os medicamentos que ele está tomando e também sobre medicamentos que possam lhe causar alergias.

Algumas recomendações aos idosos:

As pessoas de idade normalmente tem problemas de saúde diversos que requerem diferentes tratamentos ao mesmo tempo.

1 – Contate o seu médico sempre que tiver algum problema

2 – Faça uma lista dos medicamentos que toma, inclusive os que usa por conta própria e entregue a cada médico que for consultar.

3 – Siga as recomendações do médico e farmacêutico corretamente.

4 – Procure listar os medicamentos com seus respectivos horários diariamente para que não corra o risco de tomar errado.

5 – Nunca tome remédio por indicação de vizinhos ou parente, nem tome medicamentos antigos antes de falar com seu médico.

6 – Leia o rótulo várias vezes para ter certeza que está usando o medicamento correto.

7 – Avise seu médico imediatamente se houver qualquer reação diferente após ter iniciado uma medicação nova.

8 – Avise seu médico caso não tenha tomado o remédio corretamente.

Cuide da sua saúde

Você, seu médico e farmacêutico são membros essenciais de sua saúde, responsáveis pela melhora de sua qualidade de vida.
Seja franco com seu médico e farmacêutico. Ajude-os para que seus medicamentos sejam sempre utilizados adequadamente. Converse sempre com seu médico sobre seus sintomas. trabalhando em harmonia, você, seu médico, seu farmacêutico e seu medicamento formarão uma equipa vencedora. E a sua saúde agradece!

Atualizado a:

você pode gostar também