Hormonas, o papel das glândulas no nosso organismo

Uma questão de hormonas, a função das glândulas no corpo humano.

As hormonas são acusadas de todos os males sem que se saiba muito bem para que servem. Efectivamente, estas substancias são mensageiras químicas que regulam o funcionamento da maioria dos nossos órgãos.

Segregadas por diferentes glândulas (vide esquema na página seguinte), são veiculadas através do sangue ao longo de todo o organismo. Mas esta circulação não se faz ao acaso. Cada uma delas transmite a sua mensagem às células de um órgão determinado por intermédio de receptores específicos. Funciona, pois, como uma chave capaz de abrir uma única fechadura.

A palavra “hormona” foi criada em 1905 a partir de um termo grego que significa “excitar”. Actualmente, sabe-se que estimulam, ou inibem, os órgãos sob o seu controlo. E que a sua acção é automaticamente regulada pelo cérebro, nomeadamente ao nível da hipófise, segundo as necessidades do organismo.

Sob a influência de certas doenças, do stress ou de perturbações psicológicas, um dos sistemas hormonais pode, todavia, desregular-se, ocasionando excesso ou insuficiência das hormonas correspondentes na circulação sanguínea.

As perturbações aparecem geralmente de forma progressiva. Os sintomas podem ser muito variados porque é raro que seja afectado apenas um órgão. E são frequentemente banais, já que têm a ver com a vida quotidiana, do nosso corpo. Por tudo isto, nem sempre e fácil reconhecer a origem hormonal de algumas perturbações.

Como se efectuam os doseamentos hormonais?

As hormonas doseiam-se na circulação sanguínea, o que implica tirar sangue. Como os métodos utilizados são mais ou menos complexos, é por vezes necessário recorrer a um laboratório especializado para efetuar a tarefa. Os resultados,  frequentemente obtidos após vários dias de espera, devem ser interpretados em função dos valores de referência do laboratório que efectuou a análise.

É importante que não os compare nunca com os valores de uma amiga a quem o médico  já prescreveu o mesmo exame, isto porque cada pessoa tem um organismo diferente.

O papel das  glândulas no nosso organismo 5 hormonas vistas à lupa
Hipófise
Segrega a hormona do crescimento e a prolactina, que intervém na lactação; regula a actividade das outras glândulas (tiróide, supra-renais, ovários) enviando-lhes hormonas estimulantes. Tiróide
Produz as hormonas tiroideias que regulam a actividade de inúmeros órgãos.

Supra-renais
Controlam o equilíbrio do sal e da água graças aos corticosteróides; segregam também os androgénios e as hormonas do stress (adrenalina e noradrenalina).

Pâncreas
Regula os níveis de açúcar no sangue graças à insulina.

Ovários
Controlam o desenvolvimento sexual e a produção de óvulos segregando os estrogénios
e a progesterona.

1 Insulina: diminui a taxa de açúcar no sangue. A sua insuficiência provoca a diabetes.

2 Testosterona: é uma hormona masculina. Segregada em pequena quantidade na mulher, serve de precursora aos estrogénios.

3 Adrenalina: hormona do stress,
permite ao organismo reagir em caso de urgência.

4 Progesterona: é produzida pelos ovários durante a segunda fase do ciclo menstrual. O seu papel consiste em preparar a nidação em caso de gravidez. Exerce também uma acção sedativa sobre o sistema nervoso.

5 Estrogénios: permitem a ovulação e favorecem a lubrificação da mucosa vaginal. Têm um efeito benéfico sobre a qualidade da pele
e dos ossos.

Atualizado a:

você pode gostar também