O que fazer em caso de queimadura

Atualizado a:

Aprenda o que fazer em casos de emergência com queimaduras!

Um escaldão, o contacto com uma fonte de calor, um cigarro, por exemplo, as causas de queimaduras podem ser várias. Mais do que a profundidade, é a extensão que determina a sua gravidade. Mas também existe o risco de infecção. Quando se trata de uma queimadura grave, convém verificar se a pessoa esteja vacinada contra o tétano.

O que fazer, como atuar?

Queimadura de primeiro grau: existe uma lesão vermelha e dolorosa, seca, sem bolha aparente. Refresque a lesão com água corrente durante quinze minutos.

Queimadura de segundo grau: existe uma lesão vermelha e dolorosa, recoberta por uma ou várias bolhas que contêm um líquido claro. Refresque a lesão com água corrente, desinfecte e aplique um penso com uma compressa esterilizada. Mude diariamente o penso e esteja atento ao processo cicatrização.

Queimadura de terceiro grau: não existe dor, a pele está preta e estaladiça. Refresque a lesão com água corrente durante quinze minutos e consulte rapidamente um médico.

• Nunca retire a roupa que estiver a cobrir a queimadura no caso de estar agarrada à pele.

• Se a roupa se tiver incendiado, abafe as chamas com um cobertor ou faça a vítima rebolar no chão.

O que não deve fazer nunca em situações de queimaduras:

Rebentar a bolha de líquido com uma agulha, pois pode aumentar o risco de infecção.

 

queimadura terceiro grau

Curativo para queimadura de 1º grau

Para curar uma queimadura de grau 1 é recomendado o seguinte:

  1. Lave de imediato a zona queimada com água fria e sabão neutro por uns 5 minutos para arrefecer a pele e também para limpar de microrganismos;
  2. Nas primeiras horas, aplique uma compressa de água potável gelada, trocando quando ela que ela já não estiver fria;
  3. Aplicar um pouco de creme para queimaduras ou se não tiver pode usar um bom hidratante, contudo deve evitar usar vaselina, visto que é gordurosa e a gordura pode piorar as dores.

Por exemplo as queimaduras de solares, são normalmente queimaduras de primeiro grau e o uso de uma loção pós-sol, como o Caladryl, por todo o corpo, poderá ajudar a aliviar as dores e evitar que a pele descame.

Curativo para queimadura de 2º grau

Para fazer o curativo de pequenas queimadura de 2º grau siga os seguintes passos:

  1. Lavar a zona queimada com água por mais de 10 minutos para reduzir a dor e também limpar zona;
  2. Evite rebentar as bolhas que se tenham formado, mas, caso seja necessário, use uma agulha esterilizada;
  3. Aplique uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%;
  4. Enfaixe a zona cuidadosamente com uma atadura.

No caso de a queimadura ter uma dimensão superior a 10 centímetros deverá procurar ajuda médica de imediato, visto que o risco de infecção é elevado.

Curativo para queimadura de 3º grau

O tratamento de uma queimadura deste tipo deverá ser sempre efetuado num hospital ou no centro de queimados pois é uma queimadura grave que acarreta riscos muito elevados.

Caso exista dúvida sobre a profundidade e gravidade da queimadura, deve-se procurar ajuda médica especializada ligando para o número de emergência ou a linha de saúde 24.

Recomendamos que leia também:

A Erisipela o que é e como tratar.

Recorde que as queimaduras danificam a protecção que a nossa pele nos proporciona contra organismos infecciosos, por isso deve ser sempre sinal de atenção.

você pode gostar também