Sangramento no ouvido

Quando aparece sangue no ouvido é importante atuar.

O sangramento no ouvido ou sangramentos auriculares ou ouvido sangrando raramente acontecem.

Ter sangue no ouvido ou ouvido sangrando ocorre mais frequentemente em consequência de golpes na cabeça, ruídos extremamente fortes, limpeza mal feita do conduto auditivo ou um grave traumatismo. A perfuração ou ruptura do tímpano são graves e devem sempre levar à suspeita de eventual fratura craniana.

Os sinais de traumatismo na orelha ou no crânio são: dor intensa, vertigens, desequilíbrios, surdez repentina do ouvido atingido, perda de consciência e corrimento sanguíneo ou aquoso.

Que fazer nos casos de sangramento no ouvido?

Sem duvida alguma que a pessoa que tem o ouvido sangrando ou sofre de sangramento no ouvido deve ser examinada por um médico o mais rápido possível. Para além disso no entretanto, é importante que as pessoas no seu entorno saibam como agir nos casos de sangramento auricular. Estas são algumas dicas a ter em conta numa situação desse tipo:

• Se a pessoa estiver consciente.
1 Impedir que o paciente movimente a cabeça ou toque o ouvido atingido e fazer com que se assente com a cabeça inclinada do lado golpeado.
2 Cobrir o ouvido com uma banda-gem espessa e chamar o médico.

• Se a pessoa estiver inconsciente.
1 Caso a respiração esteja normal, colocá-la em posição lateral, com a cabeça apoiada no lado atingido para permitir a drenagem do conduto auditivo.
2 Chamar a ambulância ou serviço médico.
3 Se não respirar, iniciar imediatamente a respiração boca-a-boca.

sangramento no ouvidoAo notar sangue no ouvido a pessoa deve efetuar uma limpeza externa cuidadosa do sangue queque se encontra na sua orelha. Caso o individuo com sangramento no ouvido se encontre deitado, deve sempre procurar manter a orelha posicionada para baixo, por forma a evitar que o sangue entre para o ouvido e procurar ajuda médica.

O sangramento no ouvido tende a ser provocado por alguma lesão que afete o canal auditivo da pessoa ou o tímpano. Regra geral, os casos de sangramento são acompanhados de outros sintomas tais como tonturas, enjoos, vômitos, dores de cabeça, zumbido e diminuição da audição.

Neste tipo de situações deve sempre procurar um médico geral ou otorrinolaringologista para uma avaliação correta do problema e tratamento mais eficaz.

As causas mais vulgares de sangue nos ouvidos (ouvido sangrando) são:

  • Infecção no ouvido,
  • Ferimento causado pela utilização de algum objeto pontiagudo como cotonete, grampo ou outro objeto inserido na orelha,
  • Algum tipo de lesão ou pancada forte na orelha,
  • Otite aguda súbita e grave, com perfuração do tímpano
  • Possibilidade de fratura do crânio,
  • Variações elevadas de pressão atmosférica, que ocorrem vulgarmente em voos e mergulhos e explosões, podendo causar até a ruptura da membrana do tímpano.
  • Otite média crônica com perfuração do tímpano, colesteatoma ou ambos
  • Outras causas mais raras mas possíveis são, tumores e fraturas do crânio, que também podem levar ao sangramento do ouvido e consequentemente ter o ouvido sangrando.

Importa lembrar que algumas infecções no ouvido podem chegar a causa perda de audição, como é o caso da meningite, caxumba e sarampo. Nesses tipos de infecção, o que causa o problema pode ser a febre ou o próprio organismo que provocou a infecção.

Os ouvidos são um órgão do nosso corpo que é muitas vezes pouco cuidado e até mesmo negligenciado. A maioria das pessoas acabam por não lembrar que eles são responsáveis por um dos sentidos essenciais para manutenção da nossa qualidade de vida.

Assim que notar algum desconforto nos seus ouvidos, tais como zumbidos e diminuição da acuidade auditiva, deve procurar um otorrinolaringologista para que este possa fazer uma avaliação apurada das estruturas que compõem o seu canal auditivo e corrigir alguma anomalia que possa existir.

Resta realçar que não é normal o ouvido sangrar e que qualquer situação de sangramento no ouvido não deve ser nunca ignorada porque pode ser consequência de um problema grave que necessite de intervenção rápida de uma equipa médica.

Atualizado a:

você pode gostar também