O sangramento no ouvido ou sangramentos auriculares raramente acontecem. Ocorrem mais frequentemente em consequência de golpes na cabeça, ruídos extremamente fortes, limpeza mal feita do conduto auditivo ou um grave traumatismo. A perfuração ou ruptura do tímpano são graves e devem sempre levar à suspeita de eventual fratura craniana.
Os sinais de traumatismo na orelha ou no crânio são: dor intensa, vertigens, desequilíbrios, surdez repentina do ouvido atingido, perda de consciência e corrimento sanguíneo ou aquoso.
Que fazer nos casos de sangramento no ouvido?
Sem duvida alguma que a pessoa que sofre de sangramento no ouvido deve ser examinada por um médico o mais rápido possível. Para além disso no entretanto, é importante que as pessoas no seu entorno saibam como agir nos casos de sangramento auricular. Estas são algumas dicas a ter em conta numa situação desse tipo:
• Se a pessoa estiver consciente.
1 Impedir que o paciente movimente a cabeça ou toque o ouvido atingido e fazer com que se assente com a cabeça inclinada do lado golpeado.
2 Cobrir o ouvido com uma banda-gem espessa e chamar o médico.
• Se a pessoa estiver inconsciente.
1 Caso a respiração esteja normal, colocá-la em posição lateral, com a cabeça apoiada no lado atingido para permitir a drenagem do conduto auditivo.
2 Chamar a ambulância ou serviço médico.
3 Se não respirar, iniciar imediatamente a respiração boca-a-boca.
Ao notar sangue no ouvido a pessoa deve efetuar uma limpeza externa cuidadosa do sangue queque se encontra na sua orelha. Caso o individuo com sangramento se encontre deitado, deve sempre procurar manter a orelha posicionada para baixo, por forma a evitar que o sangue entre para o ouvido e procurar ajuda médica.
O sangramento no ouvido tende a ser provocado por alguma lesão que afete o canal auditivo da pessoa ou o tímpano. Regra geral, os casos de sangramento são acompanhados de outros sintomas tais como tonturas, enjoos, vômitos, dores de cabeça, zumbido e diminuição da audição.
As causas mais vulgares de sangue nos ouvidos são:
- Infecção no ouvido ou tumores,
- Ferimento causado pela utilização de algum objeto pontiagudo como cotonete, grampo ou outro objeto inserido na orelha,
- Algum tipo de lesão ou pancada forte na orelha,
- Otite aguda súbita e grave, com perfuração do tímpano
- Possibilidade de fratura do crânio,
- Variações elevadas de pressão atmosférica, que ocorrem vulgarmente em voos e mergulhos e explosões.
- Otite média crônica com perfuração do tímpano, colesteatoma ou ambos