Art of Swimming, uma abordagem inovadora da natação

A água constitui um ambiente ideal para a autoperceção dos movimentos, possibilitando a melhoria da qualidade de execução de vários padrões motores. Por isso, a natação não deve ser reduzida apenas à sua vertente competitiva, em que o foco é nadar determinada distância no menor tempo possível.

Muitos de nós tivemos experiências insatisfatórias durante o processo de aprendizagem da natação porque o objetivo era “ser mais rápido” e “mais forte” em vez de se proporcionar uma experiência agradável. Mesmo os que nadam regularmente, por terem consciência de que é uma excelente forma de praticar exercício físico, são por vezes guiados pela vontade de fazer longas distâncias em curtos períodos de tempo, acabando por retirar muito pouco prazer da natação e por não desfrutar em pleno dos benefícios que o treino aquático lhes pode proporcionar.

Aprender a confiar na água e potenciar as suas propriedades a nosso favor, em vez de criar resistência ou movimentos explosivos, faz com que nadar seja uma atividade que permite o nosso deslocamento na água, com manutenção de um bom alinhamento – de uma forma fluída e natural – garantindo assim que se mantenha o prazer em nadar. Esta é uma das caraterísticas do Art of Swimming, um inovador programa que oferece uma nova abordagem para a natação, dirigida e orientada para a melhoria da nossa condição física e bem-estar.

Em Portugal o programa Art of Swimming está disponível, em exclusivo, nos clubes Holmes Place. Os testemunhos de quem pratica natação de acordo com este método têm chegado de vários clubes, destacando-se os de adultos que após uma vida inteira com receio da água, e sem conseguir superá-lo através da natação “tradicional”, conseguiram ultrapassar o medo e aprender a nadar em 10 aulas, um feito que para muitos é uma vitória extraordinária.

Esta metodologia foi desenvolvida em Inglaterra por Steven Shaw, um nadador de alta competição que na sequência de algumas lesões contraídas durante os treinos e provas, desenvolveu um programa em que adapta ao meio aquático a Técnica de Alexander, que consiste num sistema de reeducação postural. O programa permite uma consciência e reedução postural, associadas ao controlo respiratório, à consciência dos efeitos das ações propulsivas e não propulsivas e, não menos importante, uma atitude positiva perante os desafios, sendo essencial que o aluno se sinta motivado e retire prazer das aprendizagens que permitem melhorar a sua adaptação, controlo e autonomia em meio aquático.

O uso de tecnologias na água (gravação vídeo) é uma mais-valia que permite um acompanhamento e uma análise mais personalizada e objetiva, além de permitir que o próprio aluno visualize in loco o seu desempenho, o que facilita a perceção e correção, e consequentemente potencia a sua progressão.

As aulas podem ser individuais ou realizadas em pequenos grupos, permitindo assim que haja uma abordagem personalizada às necessidades e objetivo de cada aluno, que pode ser um aluno iniciante, que procura superar o seu receio da água, ou um nadador com experiência, que procura melhorar a sua técnica. Esta metodologia é transversal, podendo ser ensinada a adultos e a crianças, numa perspetiva corretiva de desalinhamentos corporais ou de prevenção de lesões.

Aprender a nadar em 12 lições:

Apesar de cada aluno manifestar caraterísticas que conduzem a uma prescrição diferenciada, e por isso personalizada, podemos, no entanto, apresentar como orientação para iniciar o processo de aprender a nadar em posição dorsal, para um adulto sem experiência em meio aquático, a seguinte proposta:

Sessão 1-2-3

Aquisição das competências fundamentais para adaptação ao meio aquático que incluem deslocamentos verticais em apoio, passagem da posição vertical para horizontal e o inverso, o contacto da face água e o controlo respiratório, posições de flutuabilidade, rotações e “the wave”.

Sessão 4-5-6

Consolidação das aprendizagens adquiridas na fase anterior; aquisição da ação propulsiva dos membros inferiores e aquisição do movimento rotativo do corpo; introdução da ação do membro superior (unilateral) no trajeto subaquático.

Sessão 7-8-9

Consolidação das aprendizagens anteriores; introdução do ciclo completo da ação do membro superior.

 

Sessão 10-11-12

Consolidação das aprendizagens anteriores; realização da técnica completa (sincronização dos membros inferiores com a rotação do corpo e a ação alternada dos membros superiores) em nado contínuo.

 

O que é o conceito Art of Swimming?

– Treino com orientação prática na piscina

– Técnicas de natação inovadoras

– Adaptável a todos os níveis de natação

– Aulas Individuais e de grupo

– Técnicas de prevenção e recuperações de lesões

 

Principais benefícios:

– Melhora a qualidade do movimento e relação com a água

– Confere uma maior consciência corporal

– Fortalece a relação entre o corpo e a mente

– Contribui para o aumento do prazer na prática da natação

– Revitaliza os níveis de energia

– Promove maior rendimento

– Ajuda na prevenção e recuperação de lesões

Fonte: Ana Fialho – Instrutora de Art of Swimming, Holmes Place Miraflores

Atualizado a:

você pode gostar também