Importância do exercício físico para a saúde

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A atenção concedida à saúde é hoje maior do que há uns (raros) anos atrás mas continuam a existir os mesmos problemas relativamente a aspectos fundamentais. É sobre estes que deve incidir o esforço de melhoria, embora seja precisamente contrária a tendência verificada nos dias que correm, em especial nas áreas mais sensíveis.

Já com determinadas enfermidades controladas, isto é, menos frequentes, quando o não eram ainda na década passada, outras doenças ganharam terreno e aproximam-se a um ritmo alarmante do nível flagelo, sobretudo o cancro, diabetes, AVC e SIDA, as quatro principais causas de morte nas sociedades ditas modernas.

importância do exercício fisico

Face à nova realidade dos problemas de saúde actuais, mudar hábitos e divulgar formas de contrariar aquela propensão é essencial. Uma das quais é o exercício físico regular, um dos poucos mecanismos que se tem provado eficaz no combate aos óbitos precoces com origem em agentes preveníveis como o tabagismo ou o sedentarismo agudo.

Em jeito de impulso, seguem-se algumas dicas práticas para que mantenha uma prática desportiva activa e possa, na medida do possível, atenuar os riscos de padecer de doenças que podem ser evitadas com um estilo de vida adequado. Por isso, tenha muita atenção aos conselhos e adopte uma abordagem diferente a este respeito:

– Nem só o que custa faz bem, até porque não é necessário que você tenha dores para que algo tenha realmente efeito. Logo, esqueça a ideia absolutamente errada de que só uma sessão de intenso e exigente exercício tem benefícios;

– O ginásio não é preciso para nada, pois contrariamente ao que se pensa, as vantagens são apenas de instalações, já que a maioria das práticas aí realizadas podem ser feitas na sua casa ou ao ar livre, bastando para isso alguma imaginação e empenho;

– A melhor direcção para os resultados esperados é variar os exercícios, desde os mais calmos aos mais enérgicos, num misto que deve incluir, para se conseguir tal objectivo, alongamentos, aeróbica, resistência e flexibilidade. O segredo está na harmonização do que se escolhe para o objectivo final.

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