Gravida pode tomar Omeprazol?

Saiba aqui se uma mulher grávida pode tomar Omeprazol.

Muitas mulheres questionam se uma grávida pode tomar omeprazol ou faz mal ao bebé.

É uma dúvida que assiste diversas mulheres que se preocupam com a gravidez. Quando uma mulher engravida tem que passar a dar muita importância a tudo aquilo que ingere, visto que ao estar grávida os efeitos deixam de ser apenas no corpo da mulher, mas também no corpo do bebé que carrega no ventre.

É uma realidade que muitas mulheres grávidas temem ingerir determinados fármacos durante a gravidez e realmente tem bons motivos para isso, visto que, há medicamentos perigosos que podem afetar seriamente a saúde física e mental de seu bebé e que apenas devem ser tomados se forem receitados pelo médico que a acompanha a gravidez.

O Omeprazol é um medicamento que serve para tratar gastrite e outros problemas no aparelho digestivo causados pelo excesso de acidez.

Os especialistas geralmente não recomendam que uma gravida tome omeprazol durante a gravidez e vamos explicar aqui todos os motivos, assim como mencionar outros medicamentos que nunca deve tomar enquanto estiver grávida.

Gravida pode tomar Omeprazol?

Uma mulher gravida pode tomar Omeprazol? Porque não?

Uma mulher grávida só pode tomar omeprazol se este for receitado pelo seu médico, isto porque é um medicamento forte que só deve ser usado em casos extremos. Quando ocorre uma alteração da atividade da H+/K+-ATPase pode causar alterações prejudiciais no feto ou bebé, existe uma forte possibilidade de interferir na sua saúde física e mental, sendo um forte motivo para evitar tomar este medicamento, a não ser que o faça sob orientação médica.

Existem casos registados de grávidas que tomam Omeprazol 1 ou 2 dias até aliviar as dores mais intensas e depois deixam de tomar para não prejudicar a saúde do bebé, porém elas não sabiam que na realidade podiam estar a prejudicar mesmo assim.

O Omeprazol pode prejudicar a saúde quando utilizado de maneira indiscriminada, sem acompanhamento médico. O uso de Omeprazol por longo períodos está já relacionado direta ou indiretamente com o aparecimento de várias doenças, como a demência, osteoporose, anemia e cancro do estômago.

Apesar de na atualidade não existirem estudos evidentes que comprovem que este medicamento afete negativamente o bebé, o facto é que quando está em risco a saúde dos nossos filhos, devemos sempre prevenir em vez de remediar, sendo essa a mensagem que pretendemos passar neste artigo.

É o próprio Infarmed que informa que este medicamento não é indicado para quem está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar.

Regra geral todas as mulheres grávidas que sofram de azia, queimação, ardor ou gastrite devem ter o cuidado de se alimentar de forma correcta e de tentar resolver o problema com remédios naturais ou caseiros para aliviar este tipo de desconforto, isto porque durante o período de gravidez qualquer remédio só deve ser tomado se for realmente necessário e sob supervisão de um médico que deverá analisar e ponderar se os benefícios do uso do medicamento são superiores para a gestante do que os riscos que o bebé pode correr.

Possíveis efeitos colaterais do Omeprazol

Os efeitos colaterais do Omeprazol são normalmente bastante leves e reversíveis, sendo os mais comuns a dor de cabeça, diarreia, dor abdominal, vertigem, enjoo, vômito, candidíase, prisão de ventre, alteração do paladar, dor nas costas, fraqueza, cãibras e poliúria.

Quando este medicamento é ingerido em doses superiores a 40 mg, de forma continua por um período superior a dois anos, pode levar a pessoa a deficiência de vitamina B12 e a demência.

Omeprazol causa aborto?

Não existe na atualidade nenhuma prova científica de que Omeprazol possa causar aborto. Apesar disso, todas as mulheres que tenham receios por algum motivo em concreto, devem consultar o seu médico que conhece o seu processo e historial clínico.

Recomendamos que leia também:
Gravidez ectópica. Sabe o que é?
Quais os sintomas da gravidez? Será que estou grávida?
Perguntas mais comuns de uma mulher grávida!

Uma grávida não deve tomar omeprazol nem medicamentos derivados dele, fique atenta a isso.

Atualizado a:

você pode gostar também