Design quebra limites dos que sofrem de mobilidade reduzida

Ainda não é realidade mas já está pronta a saltar do papel. A cadeira de rodas Optimo ganhou o primeiro prémio em design industrial: meios de transporte, na categoria de estudantes dos prémios Eurasian em 2014, e promete mudar o conceito de independência para as pessoas de mobilidade reduzida.

Natalia Vergunova e Sergei Vergunov, estudantes da Escola Superior de Arte e Design de Kharkiv na Ucrânia, são os autores do projeto Optimo que criou um modelo de cadeira de rodas otimizado para ajudar pessoas com limitações físicas através do design.

O projeto é composto por duas partes: uma cadeira de rodas elétrica para se deslocar nos espaços interiores e um segundo veículo individual para percorrer longas distâncias. A cadeira de rodas foi desenhada para subir e descer escadas, e superar outros obstáculos que impedem a mobilidade do dia-a-dia, como por exemplo, passagens estreitas.

cadeira de rodas optimo

Estas tarefas são possíveis graças à chamada roda Galileo , composta por um sistema de contrapesos cuja rotação na roda principal faz com que os outros componentes se desloquem entre si, conferindo à cadeira de rodas mais mobilidade e dinamismo em diferentes tipos de terreno.

A cadeira é ajustável em três posições: posição sentada normal, posição vertical – que permite melhor comunicação com os outros, alcançar sítios altos, entre outras funções –, e por fim a posição horizontal, essencial para alterar a posição do corpo, apanhar objetos do chão ou apenas para relaxar. Esta adaptabilidade torna a deslocação do corpo mais funcional e permite a multifuncionalidade da cadeira em diferentes cenários.

Para percorrer longas distâncias, e como segunda parte integrante deste projeto, foi criado o veículo individual, uma espécie de carro elétrico, controlado por um joytsick, idêntico ao da cadeira de rodas – chamam-lhe electromobile. O processo para entrar no veículo é simplificado por um comando remoto que, quando acionado, abre a parte traseira do veículo, ao mesmo tempo que faz descer uma rampa para que a cadeira de rodas seja recolhida e colocada na posição de condução do veículo.

Recomendamos que leia também:
Triagem de Manchester, sabe o que é?
Esteja atento aos sinais de enfarte, os sintomas de enfarte são importantes
Alexitimia o que é? Sem palavras para as emoções
Saliva grossa e boca seca quais as causas.

Este conceito, desenvolvido para pessoas de mobilidade reduzida, promete ser uma grande ajuda na integração das pessoas com limitações na vida social.

Atualizado a:

você pode gostar também