Iogurte: benefícios para a saúde

Iogurte: benefícios para a saúde
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Conhece os benefícios do iogurte para a saúde?

O leite azedo, como inicialmente era chamado o iogurte, só apareceu em Portugal depois da II Guerra. Apesar disso, o seu uso está enraizado há muito tempo noutros pontos do globo e, com o passar do tempo, vão-se descobrindo outras vantagens que demonstram a obrigatoriedade da sua inclusão em qualquer dieta saudável.

O iogurte é um excelente fornecedor de proteínas completas de elevada qualidade. Rico em cálcio e outros minerais, tais como o fósforo, potássio e magnésio, este alimento, quase novo para os portugueses, contém também grandes quantidades de vitaminas, sobretudo do complexo B. Para além disso, as fermentações melhoram a digestibilidade de alguns glícidos.

Basicamente, o iogurte é um derivado do leite, obtido através de processos de fermentação láctica por acção das bactérias Streptococus Termophilus e Lactobacillus Bulgaricus. Estes microrganismos actuam ao nível do intestino, um dos órgãos que possui maiores quantidades de substâncias imunológicas.

Nuno Castel-Branco, médico endocrionologista, explica que «este controle é suscitado pelos bactérias referidas, que estimulam a capacidade de produção, pelo organismo, das ditas substâncias protectoras, tornando as pessoas menos vulneráveis e mais protegidas relativamente a doenças provocadas por vírus».

Finlandeses na Turquia: a prova dos nove

Um dos dados que levou a esta conclusão foi a observação do decréscimo de intoxicações alimentares a que estavam sujeitos os naturais da Finlândia quando iam para a Turquia. Normalmente vulneráveis a intoxicações alimentares quando chegavam àquele país, observou-se que, ao ingerirem iogurte como método preventivo, os problemas decresciam significativamente: «as anomalias diminuiam à razão de 20 para 80 ou 100 por cento, o que confirmou as suspeitas já existentes sobre as suas propriedades neste campo». O nosso interlocutor acrescenta ainda que «hoje em dia não existem dúvidas sobre estas propriedades, e as investigações visam, sobretudo, relacioná-las com as diferentes estirpes».

Outra das propriedades do iogurte que se encontram sob observação atenta por parte dos especialistas são as baixas de colesterol no fígado induzidas pela sua ingestão.

Resta dizer que noutros países, nomeadamente da Europa Central, o consumo de iogurte já é há muito corriqueiro. As suas características chamaram a atenção do investigador Metchnikov ainda no século passado. Professor da Universidade de Odene, na Ucrânia, Metchnikov trabalhou com Pasteur e substituiu-o na direcção do instituto com o mesmo nome, em Paris.

A atenção do cientista ucraniano foi desperta pela longevidade for a do comum que observara nos consumidores do alimento, no seu país natal.
A Índia é também outro lugar de tradição para o iogurte, confeccionado a partir do leite de búfalo.

Contudo, em Portugal só conta 50 anos de existência, tendo sido trazido por emigrantes de França. Inicialmente, era um alimento raro pela sua exigência de frio, só passível de ser satisfeita em duas ou três boas pastelarias e farmácias onde o leite azedo (como foi chamado), era vendido.

Entretanto, o consumo foi-se vulgarizando, «apesar de ainda estarmos a anos-luz dos franceses que o consomem à media de três pacotes por dia, contra dois por semana da média portuguesa», conclui o médico.

A lactose e as proteínas

O iogurte é um alimento de eleição para a primeira refeição do dia. Deve começar-se o dia com um pequeno-almoço completo, com proteínas, glícidos e gorduras, bem como vitaminas, minerais e fibras. Na impossibilidade de se poder tomar uma refeição completa, deve ingerir-se, pelo menos, um alimento fornecedor de proteínas completas, por exemplo, sob a forma de leite, iogurte ou outro lacticínio. Caso contrário, o rendimento intelectual e físico será muito mais reduzido e muitas das funções internas do organismo estarão comprometidas.

No que diz respeito ao consumo ideal de iogurte, os especialistas sugerem que, na fase adulta, se consuma cerca de quatro iogurtes diariamente, o equivalente a meio litro de leite.

Para os indivíduos de idade superior a 65 anos, é recomendado aumentar a dose para cerca de cinco iogurtes diários – o equivalente a 0, 6 litro de leite; nos adolescentes e grávidas, o ideal seria o consumo de seis iogurtes diários para aleitantes e um litro de leite ou oito iogurtes diários.

beneficios do iogurte para a saude

Benefícios funcionais do iogurte

São inúmeros os benefícios da saúde transmitidos pelo consumo regular de iogurte. Trata-se de um alimento que se revela um excelente regularizador da flora intestinal, reforçando o sistema, pois, ao beneficiar o funcionamento intestinal, previne as diarreias exercendo efeitos antitóxicos e contribuindo para a defesa de microrganismos patogénicos. Tem a virtude de corrigir perturbações gastrointestinais, tais como a diarreia, gastroenterite e obstipação.

O cálcio é um dos minerais que abunda no iogurte e apresenta-se sob a forma mais favorável para ser absorvido pelo organismo, quando comparado com o leite e outros produtos. Fundamental para o crescimento e optimização do património ósseo, o seu consumo é recomendado como factor preventivo em casos de osteoporose e redução do risco de cancros, como sejam o cancro do cólon e do recto. É também importante na prevenção da hipertensão arterial, e alguns tipos de cálculos renais, entre outras doenças.

O iogurte é ainda uma óptima alternativa para quem tem dificuldade de digestão da lactose. Durante a fermentação, as bactérias do iogurte desdobram grande parte da lactose em ácido láctico, glicose e galactose, açúcar este essencial para o sistema nervoso. Após a ingestão de iogurte, a quantidade de lactose livre presente no intestino é relativamente pequena, a ponto de já não desencadear reacções adversas, de intolerância, caso que não se verifica com o leite de vaca.

Composição nutricional dos iogurtes, em energia, macro e micro nutrientes:

Iogurte
100 g
Gordo Meio gordo Magro Meio gordo
com fruta
Energia 60/75 Kcal 45/63 Kcal 35/56 Kcal 92/102 Kcal
Proteínas 3,3/5,0 g 3,4/5,2 g 3,5/5,7 g 3,3/4,8 g
Hidratos
de Carbono
4,5/4,9 g 4,5/7,0 g 4,8/7,7 g 16/19 g
Gordura 3,1/4,1 g 1,1/1,6 g 0,0/0,5 g 1,0/1,6 g
Cálcio 107/115 mg 121/199 mg 101/183 mg 125/169 mg
Potássio 144/190 mg 171/255 mg 136/240 mg 190/220 mg
Sódio 40/62 mg 48/76 mg 38/76 mg 45/65 mg
Fósforo 63/135 mg 75/156 mg 60/140 mg 110/140 mg
Magnésio 9/16 mg 11/19 mg 9/17 mg 10/17 mg
Ferro 0,03/0,07 mg 0,03/0,09 mg 0,05/0,09 mg 0,06/0,24 mg
Cobre 0,00/0,03 mg 0,00/0,04 mg 0,00/0,04 mg 0,00/0,07 mg
Zinco 0,21/0,59 mg 0,2/0,90 mg 0,25/0,97 mg 0,63/0,82 mg
Manganésio 1,3/4,0 mg 1,2/3,8 mg 1,5/1,8 mg
Fonte: Favier JC. Composition du yaourt. Cah. Nutr. Diet. 1987; 22: 373/9

 

Diferenças entre os iogurtes e maneiras de os consumir

Como defende Nuno Castel-Branco, não existem diferenças significativas entre os diversos tipos de iogurte apresentados no mercado. Contudo, não esconde a sua preferência pelas variedades que se apresentam de maneiras mais naturais. «O ideal seria que cada um confeccionasse o iogurte, sólido ou líquido, conforme a sua preferência, recorrendo a pedaços de fruta para lhe conferirem o aroma pretendido». Saiba também que a lei especifica limites de gordura para os diferentes tipos de iogurte.

Recentemente, a Deco fez um teste, no qual foram analisados 37 iogurtes, de sabor a morango (o que recolhe maior popularidade) disponíveis no mercado português. De uma maneira geral, as conclusões indicam que os iogurtes no mercado português contêm muito açúcar. O estudo publicado na ProTeste detectou ainda problemas ao nível da vitalidade das bactérias específicas e problemas na higiene e conservação em algumas marcas que, apesar de tudo, não representam grande perigo para a saúde dos consumidores.

De uma maneira geral, os portugueses podem estar descansados com as variedades disponibilizadas, mas devem manter-se atentos a pormenores como a acidez, o equilíbrio bacteriano (onde reside grande parte das vantagens do alimento) e a já referida quantidade de açúcares que, em casos como os das crianças, podem revelar-se contraproducentes, visto habituarem os consumidores, desde muito cedo, a altos teores de glícidos.

Iogurte versus Leite

O nosso interlocutor não tem dúvidas em declarar que o iogurte apresenta vantagens relativamente ao leite e outros derivados na dieta humana: «o leite é asséptico, enquanto o iogurte contém uma série de bactérias que conseguem metabolizar a lactose – processo de fermentação do qual resulta o ácido láctico».
O cientista salienta ainda as características evidentes em povos onde o consumo de iogurte já tem alguns séculos de tradição: é o caso dos Masai, tribo guerreira do Quénia e Tanzânia.

A excelente compleição física deste povo deve-se, segundo defende, ao regime alimentar: os Masai caracterizam-se por serem uma tribo de guerreiros, de estaturas bastante alta, cuja dieta se baseia numa mistura de leite fermentado com sangue dos animais que criam e que só muito raramente matam e comem.
Nuno Castel-Branco não hesita mesmo em afirmar que «o iogurte é especialmente indicado, mesmo para pessoas que são intolerantes ao leite».

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