Para que serve o apêndice?

Para que serve o apêndice afinal?

Há quem diga que o apêndice no corpo humano é inútil e que só serve para dar problemas, mas atenção porque, na realidade, o apêndice não é apenas um órgão que foi esquecido pela evolução: tem mesmo uma função apesar de desconhecida por muitas pessoas.

Durante muito tempo o apêndice foi considerado apenas isso mesmo: um apêndice, algo anexo a um outro órgão – neste caso o intestino – e sem função ou utilidade alguma. Mas, apesar dos conflitos entre especialistas, já no século XX é que se veio a descobrir na Duke University Medical Centre que afinal o apêndice cumpre com um papel no nosso organismo: é uma reserva de boas bactérias para o intestino grosso.

Imaginemos que os nossos intestinos são uma cidade que está a ser invadida por tropas. Eles destroem as casas, bibliotecas, correios, e por aí a fora até o sistema de segurança da cidade – neste caso a diarreia – os conseguir levar dali para fora.

É nessa altura, depois de toda a azáfama que entram as bactérias do apêndice, são elas que vão restaurar o funcionamento da cidade, pôr os correios e a câmara municipal de volta a funcionar.

 

A utilidade do apêndice explicada pelo especialista:

O especialista em Medicina Geral e Familiar Rui Cernadas explica para que serve o apêndice. Ele explica que apesar das controvérsias sobre a função do apêndice, é unânime que tem responsabilidades imunológicas da flora intestinal.

Outro consenso é que uma crise no apêndice, se não for corretamente diagnosticada e tratada, pode levar a uma infecção geral bastante perigosa e potencialmente letal.

Curiosamente é esta a faceta mais conhecida do apêndice, a altura em que se torna doloroso e tem de ser removido por estar inflamado e infetado.

E já agora, sabe qual é o aspecto do apêndice? Parece-se com um dedo mindinho oco! E uma coisa é sabida: apesar de gerar alguma discussão a sua função no organismo, certo é que a sua ausência não causa problemas porque apesar de tudo, o pequeno apenas era necessário em tempos como os da cólera onde as afeções ao intestino eram bastante intensas.

Baseados em estudos da anatomia dos primatas, o apêndice foi considerado por muito tempo como uma estrutura vestigial, ou seja, uma estrutura que, ao longo da evolução humana perdeu sua função original.
Contudo atualmente existem algumas teorias que explicam para que serve o apêncice no corpo humano. Uma delas argumenta que o apêndice humano auxilia o sistema imonulógico.

Ao fazer um exame microscopico ao apêndice, os pesquisadores encontraram uma quantidade significativa de tecido linfóide, um tecido que apresenta uma quantidade abundante de linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável por defender o corpo contra microorganismos.
O tecido linfóide está presente também em outras áreas do sistema digestivo. A função desse tecido ainda não é completamente precisa, mas já se sabe que ele reconhece substâncias estranhas presentes nos alimentos ingeridos.

Para que serve o apêndice

O sistema digestivo é povoado por diferentes microorganismos que auxiliam na digestão dos alimentos. Em troca, os micróbios recebem nutrição e um lugar seguro para viver.
Algumas doenças como por exemplo disenteria ou cólera, acabam por contaminar o nosso intestino. A única forma é conseguir expelir os “micróbios maus”. Por isso surge a diarreia ocorre, que alguns casos é severa, não só os micróbios maus são perdidos, mas tudo o que se encontra no interior do intestino, inclusive o que é conhecido como biofilme.
Quando acontece essa perda de conteúdo intestinal, as bactérias benéficas armazenadas no apêndice vão emergir e repovoam a camada essencial de biofilme do intestino, antes que bactérias maléficas se instalem.
Em casos de pessoas que são afetadas por doenças deste tipo, que já não tenham o apêndice porque este lhe foi removido em algum caso de apendicite, vai ser mais complicado recompor as bactérias necessárias para que a imunização do corpo feita pelo intestino funcione.

Recomendamos que leia também:

Quando o apêndice adoece

O apêndice é um órgão que tal como todos os outros do corpo humano, está sujeito a sofrer problemas. O problema mais comum que acomete o apêndice é a apendicite. Trata-se de uma inflamação do apêndice, uma pequena bolsa localizada na primeira porção do intestino grosso. Esta inflamação é geralmente causada pela obstrução do apêndice e pode dever-se a uma infeção, doença inflamatória intestinal, parasitas, tuberculose, entre outros fatores.

Quais os sintomas de apendicite?

Os sinais ou sintomas mais comuns de problemas no apêndice são:

  • Dor invulgar e súbita que surge em torno do umbigo e, na maioria dos casos, desloca-se para o lado direito da zona inferior do abdómen;
  • Náuseas e vómitos;
  • Dor que piora ao tossirmos ou caminharmos;
  • Perda de apetite;
  • Febre baixa que pode ir subindo à medida que a doença progride;
  • Obstipação ou diarreia;
  • Distensão abdominal;
  • Se estiver grávida, a dor associada à apendicite pode parecer proveniente da parte superior do abdómen, pois o apêndice fica mais elevado durante a gravidez.

Como é feito o tratamento da apendicite?

Basicamente o tratamento da apendicite é feito com uma cirurgia de remoção do apêndice, que se designa como apendicectomia. Contudo, sempre que a infeção tenha criado um abcesso, poderá ser preciso recorrer a antibióticos por via intravenosa para tratar a infeção e a cirurgia só é realizada posteriormente.

Resumo da matéria:

O apêndice na realidade serve de depósito de bactérias boas no nosso organismo, que nos mantêm saudáveis.

Apesar de ser possível viver sem o apêndice, ter um microbioma equilibrado é muito importante para a saúde geral de qualquer pessoa, mas principalmente para ajudar o corpo a se recuperar de ameaças bacterianas, como intoxicações alimentares. O apêndice deposita as bactérias, que são fornecidas para o sistema digestivo inteiro.

Por isso, ter um apêndice saudável pode, poupar algumas pessoas de medidas extremas, como o transplante de fezes. Este procedimento, que consiste em retirar fezes de um indivíduo e implantá-las no sistema digestivo de outro, serve para para recuperar a flora intestinal.

Agora que já sabe para que serve o apêndice, certamente a partir de hoje lhe dará mais valor conhecendo a sua função!

Informação concedida por Gabrielle Belz, do Instituto Walter + Eliza Hall de Pesquisa Médica, de Melbourne.

Atualizado a:

você pode gostar também