Riscos da automedicação, perigos e consequências de automedicar
a automedicação já se tornou algo muito comum, é muito frequente a maioria das pessoas se automedicarem, certamente você também já tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre! Ou foi pedir opinião a algum amigo sobre que medicamento tomar em certos casos. A realidade é que a automedicação, apesar de demasiadas vezes ser vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode na verdade trazer consequências bastante graves para nós…
Os riscos da automedicação são enormes, se por acaso você ingerir algum medicamento que contenha uma substância na qual você é alérgico, com toda certeza você irá parar em um hospital e enfrentará problemas. Em alguns casos a pessoa dá sorte e passa apenas por uma desintoxicação no hospital e é liberada, mas em outros as complicações podem ser mais sérias e levar até ao óbito. Não se automedique, procure orientação de um profissional, vá ao médico explique o que está sentindo, ele sim poderá passar o remédio certo para o seu problema.
Em casos mais alarmantes as pessoas chegam mesmo a se automedicar com antibióticos, que é uma situação ainda mais gravosa, visto que este tipo de fármacos requerem cuidados muito específicos que só os médicos sabem verdadeiramente orientar.
A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública. Não se automedique, nem recomende medicação a outras pessoas, o que está em causa é a sua saúde ou a das pessoas a quem está a recomendar um medicamento que lhe pode agravar os problemas de saúde.
Atualizado a: