Alimento visto por especialista de nutrição: Quinoa

Disponível sob a forma de grão, farinha, massa e cereal, a quinoa é uma semente da qual se conhecem mais de oito mil variedades. Sendo altamente nutritiva e uma fonte muito rica de proteínas, é considerada um superalimento.

A quinoa é um alimento de uma enorme riqueza nutricional, não fosse ela designada de “trigo dos Incas”, por ser um dos principais alimentos utilizados para sobrevivência destes povos, ou por ter sido decretado o ano 2013 como Ano Internacional da Quinoa pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Esta última decisão foi tomada como catalisadora da aprendizagem sobre o potencial da quinoa para a segurança alimentar e para a redução da pobreza, especialmente entre os pequenos  agricultores e para a agricultura sustentável. A sua capacidade de se adaptar a diferentes ecossistemas e climas faz da quinoa uma opção viável em regiões com condições agrícolas áridas e altas taxas de  malnutrição.

quinoa

Considerada dos hidratos de carbono mais nutritivos, concentra em média cerca de 15 por cento de proteína e um elevado balanço de aminoácidos essenciais. Quando comparada com a mesma porção de arroz, contém o dobro de cálcio e dez vezes mais magnésio. É rica em polifenóis, fitoesteróis e flavonóides, com potencial efeito na redução dos níveis de colesterol e consequentemente na prevenção de doenças cardiovasculares. Tem um índice glicémico baixo e um teor significativo de fibra, importante na regulação intestinal e na sensação de saciedade.

Nos últimos anos, a quinoa tem vindo a ganhar popularidade não só por ser um alimento isento de glúten, sendo uma óptima alternativa para os doentes celíacos ou intolerantes ao glúten, como também pela versatilidade na sua utilização na cozinha. Pode ser incorporada em saladas, sopas ou como acompanhamento da refeição principal e utilizado como farinha para confeção de pão, bolachas, tostas ou massas. É um alimento que está presente tanto num prato principal como pode fazer parte de uma sobremesa, adaptando-se a quase todo o tipo de alimentos. Na verdade, ainda pode ser fermentada para produzir a cerveja tradicional dos Andes.

Em Portugal pode ser adquiri-la tanto em lojas de produtos naturais como em lojas gourmet ou mesmo nos hipermercados.

Composição nutricional da Quinoa (de uma porção de 100g de quinoa cozinhada):

Calorias (Kcal): 120
Hidratos Carbono (g): 21,3
Lípidos (g): 1,9
Proteína (g): 4,4

Fonte: Maria Inês Antunes – Nutricionista do Centro Wonderfeel  – Um Novo Bem-Estar

Atualizado a:

você pode gostar também