Valor nutricional e benefícios para a saúde de comer Papaia

A papaia é um fruto com origem nas regiões tropicais da América. É normalmente consumida ao natural, sem pele ou sementes.

Para além do sabor doce e agradável que oferece, é ainda bastante rica em nutrientes e compostos antioxidantes, como os carotenos, vitamina C e flavonóides que, entre outros benefícios, previnem a agregação do colesterol aos vasos sanguíneos, ajudam no controle de doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças osteoarticulares, etc.

A Papaia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e de minerais (potássio, cobre e magnésio).

Contém a enzima papaína, muito semelhante à bromelaína, encontrada no abacaxi. Esta enzima ajuda na digestão de proteínas e tem demonstrado reduzir a inflamação, juntamente com os nutrientes antioxidantes presentes na papaia. Tem ainda outros benefícios terapêuticos, confirmados em estudos científicos em animais e humanos, nomeadamente em situações de edema e na prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares ou neoplásicas. Todos os nutrientes e compostos da papaia contribuem ainda, em sinergia, para a saúde intestinal.

benefícios da papaia
Metade de uma papaia (cerca de 120g de fruto edível) tem apenas 46 kcal e fornece: (fazer de forma idêntica para os 2 frutos, em relação à informação sobre o valor energético)

• 2.8g de fibra;
• 10.9g de hidratos de carbono, provenientes de açúcares naturalmente presentes;
• 82 mg de vitamina C (que corresponde a cerca de 109% do valor diário recomendado desta vitamina para mulheres adultas e 91% para homens adultos);

• 29 mg de magnésio (que corresponde a cerca de 9% do valor diário recomendado desta vitamina para mulheres adultas e 7% para homens adultos).
• 252 mg de potássio (que corresponde a cerca de 5% do valor diário recomendado para mulheres e homens adultos);
Como escolher Papaia:
Escolha a fruta com um cheiro doce e sem manchas. A casca amarela normalmente indica que está madura. Se ainda estiver verde, conserve-a à temperatura ambiente, que amadurecerá em alguns dias. Se já estiver madura, conserve no frigorífico e consuma-a entre 1 a 2 dias.

Fonte:Ana Rodrigues Lopes, Dietista

Atualizado a:

você pode gostar também