Yoga na Infância, um projeto que ensina a brincar

No Barreiro, distrito de Setúbal, há uma associação que leva os ensinamentos e a filosofia milenar do yoga às crianças. Através de atividades pautadas pelos valores humanos, a associação ACRSI (Associação Raiar do Sol Interior) diverte e incentiva as crianças à autodescoberta e à revelação do ser ao mundo.

Yoga na Infância é um projeto que nasceu em 2005 pela mão de Rita Carneiro, professora de yoga, que desejava adaptar os valores do yoga às crianças, ou seja, ensiná-las a cultivar respeito e amor por si próprias e pelos outros. Com o tempo a equipa foi crescendo e, desde 2009, Rita Carneiro partilha a coordenação com Ana Rosado, instrutora de yoga especializada na Pedagogia Waldorf.

“Foi a dedicação ao ser interior que nos juntou, e o gosto pela infância enlaçou-nos num trilho conjunto alimentado tanto pelo yoga quanto pela Pedagogia Waldorf”, explica-nos carinhosamente Ana Rosado. Na sua essência, o Yoga na Infância absorve os valores desta pedagogia – Waldorf – e tem como objetivo o desenvolvimento da personalidade de cada um de forma equilibrada, estimulando o florescimento dos mais jovens, a clareza de raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa de ação.

“Vivemos o Yoga na Infância como a alegria de ser, de estar com as crianças. Tornamo-nos nós mesmo crianças (ou atuamos a partir da nossa criança interior). Sentimos que são os valores propagados pela simplicidade, pelo exemplo, pelo recordar o que temos de bom, o potencial de cada um, a partilha e a complementaridade de cada exercício físico que vai semeando nos corações das crianças a esperança que tantas vezes não tem eco no mundo que nos rodeia. Acreditamos que algo fica e temos experiências muito positivas”, explica a formadora.

Ao longo do tempo, as histórias mais fascinantes que marcaram as coordenadoras do projeto são as excelentes experiências que têm tido com crianças do espetro autista, que por norma demonstram empenho, dedicação e atitude compassiva nas aulas de yoga – algo louvável tendo em conta as suas dificuldades principalmente a nível social. Também as crianças de contextos socio-económicos mais débeis têm demonstrado imenso interesse e progressos nas dinâmicas do projeto, sendo entusiastas pelas atividades do Yoga na Infância.

As coordenadoras consideram que os primeiros sete anos de vida são fulcrais na integração e reconhecimento do mundo pela criança. Neste sentido, como nos explica Ana Rosado, “as aulas do Yoga na Infância são pautadas por vivências e dinâmicas que estimulam nos meninos a bondade e valores associados”, como o respeito, amizade, paciência e companheirismo.

As atividades e exercícios realizados ajudam “as crianças a desenvolver a autoestima e competências sociais através de partilhas. As aulas não têm uma estrutura pré-definida. São aplicadas dinâmicas com propósitos de despertar nas crianças os valores que possibilitam que cada uma vá estruturando o seu autoconceito à medida que se descobre”, revela. Não podemos esquecer que nesta fase as crianças aprendem através da imitação, “pelo que o adulto serve de verdadeira referência: todos os gestos, palavras e valores contam”, alerta a formadora.

Para levar os ensinamentos do yoga aos mais novos, a equipa dinamiza inúmeras atividades na sede da associação ACRSI, no Barreiro, e desloca-se também a escolas públicas e privadas. A coordenadora explica que “abordamos o yoga de uma forma integral, considerando todos os aspetos do Ser. Por isso, as aulas incidem na consciência do corpo tanto quanto no reconhecimento da personalidade e nos propósitos que cada um traz para a vida. As crianças são particularmente sensíveis e através da criatividade demonstram saberes muitas vezes descurados pelos adultos”.

Anualmente, a equipa participa ainda na Feira Pedagógica do Barreiro, onde durante cerca de uma semana dá aulas a milhares de crianças que visitam o complexo. Também trabalham com famílias carenciadas realizando sessões conjuntas de forma a proporcionar momentos de diversão e intimidade em núcleos familiares que estão muitas vezes distantes dos afetos). E, para além disso, iniciaram este ano sessões quinzenais no serviço de Pediatria do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.

De entre as diversas atividades que promovem, o projeto Yoga na Infância dinamiza sessões de yoga e meditação dedicadas a crianças e adultos, encontros de diálogo sobre temas gerais direcionados às famílias, a criação de redes de partilha – onde incentivam à partilha de bens para os mais carenciados –, leitura voluntária de histórias (porque contar histórias é transmitir valores), partilha de saberes antigos, entre muitas outras.

 

Informações úteis:

Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, nº 12ª

Email: yoganainfancia@gmail.com

Contactos telefónicos: 918767672 / 961903514

Preço: o valor das atividades é definido com a equipa de acordo com as possibilidades financeiras de cada pessoa.

Atualizado a:

você pode gostar também