Porque enjoamos a andar de carro?

Para aqueles que fazem parte das pessoas que têm de ir com a cabeça de fora da janela do carro para não vomitar o almoço no tablier, trazemos aqui a resposta ao porquê das viagens de longas náuseas, mal-estar e um saco de plástico no colo.

Explicou-nos o especialista em medicina geral e familiar Rui Cernadas que enjoamos a andar de carro porque o ouvido e os olhos não se conseguem entender na mensagem que enviam ao cérebro, ou seja, estamos a ver a paisagem a passar pela janela do carro a 50km/h (para os mais calminhos) e o nosso ouvido, que está encarregue do nosso equilíbrio, está a tentar entender os abanões, curvas e afins da viagem. Em termos simples, enjoamos a andar de carro por causa de uma confusão entre os ouvidos e os olhos.

porque enjoamos no carro

Imaginem que somos um cubo transparente com líquido lá dentro, se “sentarmos” o cubo no carro, o líquido não vai parar de mexer, é o que acontece no interior do ouvido onde temos um labirinto com líquido – chamado endolinfa – que determina a nossa posição em relação ao resto. É o trabalho conjunto dos olhos e do ouvido que “troca” a informação que envia ao cérebro e nos faz enjoar.

O facto de nem toda a gente enjoar tem a ver com a velocidade de adaptação da endolinfa no ouvido interno.

Para aliviar o mal-estar experimentem fechar os olhos, que vai quebrar o circuito e alivia o mal-estar, também é aconselhável evitar refeições pesadas antes de viajar.

As boas notícias são que com o decurso da viagem os sintomas podem melhorar, pois o corpo habitua-se às alterações de posição e equilíbrio e adapta a sua perceção do ambiente exterior.

 

Curiosidade da curiosidade

Estatisticamente as mulheres são mais sensíveis do que os homens a esta situação.

Atualizado a:

você pode gostar também