A infertilidade afeta de igual forma homens e mulheres, apesar do desejo de vir a ter filhos ser também comum entre homens e mulheres, desejando ter uma família completa os homens tendem a duvidar que não são capazes de gerar um filho.

Infertilidade Masculina:

Um homem é considerado infértil quando após um período de doze meses de tentativas consecutivas, sem contracetivos, não tendo assim conseguido fazer com que a parceira engravida-se. No final destes doze meses é importante que se dirija ao médico, em conjunto com a sua parceira para que ambos sejam avaliados e possam concluir qual dos dois membros do casal é infértil, é importante também descobrir qual a causa da infertilidade.

Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina pode ter as mais variadas causas, passando por alguns problemas de saúde, stress, tabagismo, uso de drogas ou bebidas alcoólicas, má alimentação ou problemas genéticos. As principais causas de infertilidade masculina são as seguintes: problemas de ejaculação, alergias a espermatozoides, as obstruções, produção inadequada de esperma, obesidade, tabagismo e uso de drogas e medicamentos.

Apesar de só agora a infertilidade masculina ser falada, pois até aos dias que correm as mulheres eram as únicas que “podiam” possuir esta doença pois não era bem aceite pela sociedade que os homens a tivessem, já existem bastantes tratamentos que todos os homens podem realizar para poderem tratar a infertilidade e assim serem felizes ao lado da sua mulher e dos seus filhotes que irão nascer posteriormente.

Após descobrir que é infértil não fique com medo de não conseguir realizar o seu sonho de ser pai, pois com o avanço da medicina é relativamente fácil dar a volta à situação e tratar todos os problemas. Como é óbvio por vezes isso não é possível, mas cada vez menos os casos em que isso acontece.

Tal como acontece na infertilidade masculina a maioria dos tratamentos são à base de medicação, contudo existe também a possibilidade de ter de ser sujeito a cirurgias para que o seu problema seja totalmente resolvido. Em último recurso, caso o problema do homem seja muito complicado pode optar-se pela inseminação artificial, aproveitando os seus espermatozoides para inseminar na mulher.

Nunca desista do seu sonho, nos dias que correm é possível construir a sua família basta que para isso seja acompanhado por um médico especialista e faça tudo o que ele mandar. Não desista e seja feliz com a sua família.