Linha de apoio ao Cidadão Idoso

A Linha do Cidadão Idoso, criada em 1999 pelo Provedor de Justiça, funciona através do número gratuito 800 20 35 31 e funciona todos os dias úteis entre as 9h30 e as 17h30.

Esta linha de apoio, através de um atendimento personalizado, pretende ser uma fonte de informação para as pessoas idosas acerca dos seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, ação social, serviços e lazer.

O idoso encontrará sempre do outro lado da linha uma voz atenta e pronta a ouvir, aconselhar e informar. As questões colocadas, pelo próprio idoso ou em nome dele, são tratadas diretamente pela Linha do Cidadão Idoso ou, quando tal não é possível, encaminhadas para as entidades competentes.

linha de apoio ao idoso

Segundo a Provedoria de Justiça, a Linha do Cidadão Idoso recebeu durante o ano de 2011 um total de 2682 chamadas, 45% das quais realizadas pelo próprio idoso. Entre as questões mais colocadas estão os problemas de saúde, a possibilidade de apoio domiciliário, o abandono e isolamento, as carências económicas e funcionamento de serviços públicos.

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