O meu filho é “desajeitado”… o que posso fazer?

O que podem fazer os país que tem filhos com dificuldades de coordenação motora.

Muitos são os pais que se perguntam o que fazer com o filho com dificuldades de coordenação motora. A verdade é que existem crianças que a certa fase do seu desenvolvimento começam a evidenciar algumas dificuldades.

O que acontece é que muitas das vezes as dificuldades de coordenação motoras têm um impacto nas actividades académicas (manusear o lápis, escrever, aulas de ginástica) e também nas actividades da vida diária (ex. vestir, calçar, etc) e os pais começam a ficar preocupados e sem saber muito bem o que pensar e fazer para ajudar o seu filho. E, com o passar do tempo, a criança vai crescendo e tal como as exigências funcionais em casa, na escola e na comunidade vão aumentando…também as dificuldades!

Muitas vezes ouvimos expressões como “o meu filho é muito desajeitado”, “é trapalhão a vestir-se”, “parece que não consegue estar sentado à mesa sem deitar tudo ao chão” e na realidade é mesmo isso que acontece nas crianças com dificuldades na coordenação.

Existem alguns sinais que deve estar atento e que poderão indicar dificuldades do seu filho ao nível da coordenação:

O que fazer?

1º Esteja atento

Observe o seu filho e tente perceber se as dificuldades motoras têm impacto em casa (actividades da vida diária);

Comunique com a escola e perceba se essas dificuldades também se verificam na escola e se estão a prejudicar o desempenho académico do seu filho.

 

2º Brinque com o seu filho, promovendo actividades lúdicas mas com uma componente mais motora

Actividades de motricidade global

Correr, saltar, subir e descer escadas, trepar;

Atirar e receber bola com as mãos e chutar;

Imitar (ex: animais -caranguejo, sapo, elefante; super heróis- homem aranha, powerranger, etc);

Actividades de motricidade fina

Desenhar livremente, desenhar figura humana, desenhar casa;

Pintar dentro de contornos;

Modelar plasticina (apertar, esticar, fazer formas, esconder objetos pequenos tais comofeijões ou missangas na plasticina);

Recortar (linhas, círculos, várias formas);

Actividades com pinças (ex. passar berlindes de um sítio para o outro com uma pinça);

Actividades com molas (ex. montar sequências de imagens colocadas em molas numa corda)

 

3º Procure ajuda

Fale com o pediatra do seu filho explicando as dificuldades de coordenação do seu filho;

Procure um terapeuta Ocupacional.

 

O que o Terapeuta Ocupacional irá fazer?

Avaliar as dificuldades nas competências motoras (e outras áreas) bem como o seu impacto nas actividades académicas e nas actividades da vida diária;

Desenhar um plano que pode incluir:

O desenvolvimento das competências motoras (e outras áreas) através de jogos/ actividades terapêuticas.

Treinar o desempenho das várias actividades da vida diária (autocuidados, brincar, aprendizagem);

Aconselhar mudanças no ambiente ou equipamento que facilitem realização das actividades;

Aconselhar pais e professores.

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